Avatar do usuário
Por victoria2526
Quantidade de postagens
#119364
Lima Barreto, grande escritor pré-modernista, desenvolveu em suas obras um cunho nacionalista, cuja principal característica reside em expor os problemas sociais do Brasil e escancarar a crítica política. Segundo a lógica do autor, faz preciso, portanto, revelar também a problemática do fenômeno das migrações ambientais no Brasil. A partir desse contexto, é preciso analisar essa questão no país.
Primeiramente, cabe analisar de que modo a falta de medidas governamentais agrava a supracitada mazela. Nessa conjuntura, é pertinente trazer o pensamento do sociólogo Zygmunt Baumar, em sua teoria as "instituições zumbis", o qual afirma que os dias atuais são marcados pela fragilização das instituições sociais, as quais perderam a capacidade de garantir os atributos que lhe foram inicialmente propostos. Nesse viés, a veracidade do dito Bauman, reflete-se diante das baixas ações realizadas pelo Estado no processo de aplicação de leis existentes que proíbem a degradação do meio ambiente, o que tem influenciado o desequilíbrio do ecossistema, por conseguinte, os eventos climáticos extremos.
Ademais, é necessário destacar a pouca mobilidade comunitária em relação as migrações ambientais no âmbito brasileiro. Sob esse viés, Simone de Beauvoir, filósofa Francesa, disserta que existe um apagamento crônico das minorias, que são jornadas irrelevantes no cotidiano. De maneira análoga, essas migrações tem um forte alicerce na estagnação social. Essa situação ocorre porque infelizmente muitos brasileiros não se movimentam em prol da ajuda para pessoas que sofrem com a ocorrência desse fenômeno, pelo contrário, eles adquirem uma posição individualista. Nesse cenário, é preciso uma mudança no comportamento do indivíduo.
Urge, portanto, que providências sejam tomadas para solucionar o panorama crítico do fenômeno das migrações ambientais. Destarte, é necessário que o poder Executivo Federal, juntamente com o ministério da justiça crie políticas que garantem os direitos e soluções para pessoas afetadas, como projetos de assistência e construção de moradias. Espera-se com essa medida uma diminuição do fenômeno das migrações ambientais no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
268 Exibições
por mands12
0 Respostas 
127 Exibições
por Sherlock
0 Respostas 
68 Exibições
por breca
0 Respostas 
45 Exibições
por samuel006p
3 Respostas 
1402 Exibições
por linsley
7 Respostas 
411 Exibições
por TavioCorteze
10 Respostas 
352 Exibições
por Vitruvio
0 Respostas 
34 Exibições
por thedarkz
0 Respostas 
31 Exibições
por Lannis
2 Respostas 
74 Exibições
por Jokah123

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM