o misticismoo e a pseudociência como principais fatores de alienação cultural.
Diante de tais fatos, podemos citar o acontecimento conhecido como Idade Média — o qual iniciara após a queda da Roma Antiga —
período também chamado de Idade das Trevas pois, foi marcado pelo retrocesso intelectual, destruição da Biblioteca de Alexandria, e a morte de milhares de mulheres — acusadas levianamente de bruxaria —, alquimistas, cientistas e até gatos pretos. Tal perseguição baseada e justificada pelo misticismo, ferramenta a qual — ainda usada e discernida nos dias atuais — é pano de fundo para justificar guerras, assassinatos, preconceitos religiosos, étnicos e raciais ao redor do mundo.
Ademais, a pseudociência é um dos métodos mais antigos e atualmente usados, seja pelos chamados "coaches" — vendedores de sonhos impossíveis e fórmulas milagrosas de evolução espiritual — ou por líderes religiosos que usam o charlatanismo com o objetivo de enriquecerem através com o dinheiro dos fiéis. Tal quadro, tende a piorar com a aumento da publicidade envolvendo mentores espirituais e o crescimento da população evangélica em países como o Brasil.
É fundamental, portanto, que o Estado tome providências a respeito da regulamentação de tais atividades, criando órgãos com o objetivo de combater tradicionalismos e pseudociências através de multas e campanhas publicitárias online, alertando sobre os perigos que ambos representam à população em geral, com o intuito de combater tal problemática. Só assim, o fanatismo o qual Carl Sagan tanto alertou em seu livro "O Mundo Assombrado pelos Demônios" deixará de afetar tanto nossa sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada