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#59967
Em seu livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios, Carl Sagan — um dos maiores divulgadores científicos do século XIX – denuncia o fanatismo nas sociedades modernas como alarmante ferramenta de retrocesso. Nesse sentido, ele nomeia
o misticismoo e a pseudociência como principais fatores de alienação cultural.
Diante de tais fatos, podemos citar o acontecimento conhecido como Idade Média — o qual iniciara após a queda da Roma Antiga —
período também chamado de Idade das Trevas pois, foi marcado pelo retrocesso intelectual, destruição da Biblioteca de Alexandria, e a morte de milhares de mulheres — acusadas levianamente de bruxaria —, alquimistas, cientistas e até gatos pretos. Tal perseguição baseada e justificada pelo misticismo, ferramenta a qual — ainda usada e discernida nos dias atuais — é pano de fundo para justificar guerras, assassinatos, preconceitos religiosos, étnicos e raciais ao redor do mundo.
Ademais, a pseudociência é um dos métodos mais antigos e atualmente usados, seja pelos chamados "coaches" — vendedores de sonhos impossíveis e fórmulas milagrosas de evolução espiritual — ou por líderes religiosos que usam o charlatanismo com o objetivo de enriquecerem através com o dinheiro dos fiéis. Tal quadro, tende a piorar com a aumento da publicidade envolvendo mentores espirituais e o crescimento da população evangélica em países como o Brasil.
É fundamental, portanto, que o Estado tome providências a respeito da regulamentação de tais atividades, criando órgãos com o objetivo de combater tradicionalismos e pseudociências através de multas e campanhas publicitárias online, alertando sobre os perigos que ambos representam à população em geral, com o intuito de combater tal problemática. Só assim, o fanatismo o qual Carl Sagan tanto alertou em seu livro "O Mundo Assombrado pelos Demônios" deixará de afetar tanto nossa sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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