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Por thiagope
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Em 1988 foi elaborada A Constituição Federal — norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro — garantindo a tripartição dos poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário, efetivando a inserção formal da cidadania na categoria de princípio fundamental da República Federativa do Brasil. Sendo assim, essa ação deve ser exercida coerentemente pela população em parceria com o estado, de modo a concretizar a participação popular, que antes não existia, e que hoje se faz através do Poder Legislativo. Desse modo, torna-se premente analisar o exercício da cidadania no Brasil e a atuação do Poder Legislativo nesse princípio fundamental.
Primeiramente, é necessário analisar o exercício da cidadania no Brasil, que é garantida no artigo 5.º da Constituição Federal, onde ele tem a ver com a ideia de participação na vida política. Cidadão não é apenas o indivíduo que participa do processo eleitoral, mas também aquele que luta por seus direitos, reclama de serviços públicos ineficientes, critica decisões do poder público, fiscaliza a atuação dos seus representantes, entre outros. Na democracia ateniense o exercício da cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses. Hoje, ser cidadão no Brasil é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado e ter direitos políticos.
Além disso, é importante saber que o Poder Legislativo atua na cidadania de forma representativa. Pois, enquanto na democracia ateniense, os cidadãos exerciam uma participação direta na aprovação das leis e nos órgãos políticos da polis, na atual, os indivíduos elegem um representante, que pode atuar na Assembleia Legislativa. Nisso, se dá a importância desse Poder para a sociedade, porque através dele é garantido o exercício pleno da cidadania, representando o povo e ligando os seus interesses ao estado. Sabendo que de acordo com alguns intelectuais políticos, o Estado possui o monopólio da justiça e da equidade, o que devem garantir o bem-estar social, assegurando o bem comum da população.
Portanto, ao entender o exercício da cidadania no Brasil e a atuação do Poder Legislativo, podemos perceber que é necessário ressaltar a importância desse Poder para a garantia de um cidadão ativo. Nessa perspectiva, o Poder Executivo especificamente o Ministério da Cidadania, deve-se veicular a importância das Assembleias Legislativas na sociedade através dos meios de comunicação, para que a população receba o conhecimento de tal fato. Dessa forma, a nação poderá alcançar todos os direitos assegurados na Constituição e buscar o bem comum que o Estado deve oferecer.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por LuaEs
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#0
@thiagope,
Olá thiago, tudo bem? Estava analisando sua redação como um análise de estudo e percebi problemas graves nela.
O primeiro dele e talvez mais grave, é que algumas vezes você se utiliza da primeira pessoa para expressar uma ideia. Esse erro por si só já implica em zerar a redação, uma vez que escrever em primeira pessoa foge ao tipo de gênero do texto (dissertativo argumentativo) já que a primeira pessoa tem um sentido muito subjetivo. Por exemplo no trecho "Portanto, ao entender o exercício da cidadania no Brasil, e a atuação do poder Legislativo, podemos perceber..." percebe o verbo em primeira pessoa do plural "podemos"?
Então, vc pode substituir ele por percebe-se, nota-se, entende-se, infere-se e etc. Porque utilizando dessa forma vc evita errar, escrevendo de forma mais objetiva e seguindo o tipo textual.
O segundo problema que julgo ser de compreensão é que não há claramente uma forte problematização do tema. Acredito que vc tenha apresentado de forma muito parcial, o que implica não ter uma problemática para resolver e portanto dificulta que se tome partidos para defender. Com isso sua argumentação também fica fraca, já que não fica claro qual o problema.
Em relação aos mecanismos linguísticos há alguns erros mas chamo atenção para o segundo período do terceiro parágrafo, onde o período é iniciado com o conectivo "pois". Não cabe em início de frase, pois tem valor explicativo e é usado para explicar um termo ou ideia que já foi dado na mesma frase. Olha, acabei de usar isto.
Alguns de seus repertórios não estão sendo explorados na argumentação e sim apenas expostos no texto. Sugiro que os analise melhor para aproveitar tudo colocando sua opinião baseada neles porque são ótimos repertórios, são mesmo!
Na conclusão estão faltando colocar o modo como a ação vai ser feita, e observo que há duas finalidades, o que prejudica um pouco o entendimento e a fluidez com que se compreende sua ideia de proposta, acho que só falta organizar mesmo.
Lembre-se sempre dos elementos da conclusão:
Agente, ação, modo/meio, finalidade e por fim um detalhamento pra fechar com chave de ouro o seu texto.
É isto, tentei corrigir o mais parecido possível com como minha instrutura fazia, tenho costume de analisar mas nunca apontei ao autor esses pontos específicos. Espero que te ajude, e estou aqui para dúvidas, caso tenha interesse em conversar sobre.
Boa sorte🌼!
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Por LuaEs
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#92718
@thiagope,
Olá thiago, tudo bem? Estava analisando sua redação como um análise de estudo e percebi problemas graves nela.
O primeiro dele e talvez mais grave, é que algumas vezes você se utiliza da primeira pessoa para expressar uma ideia. Esse erro por si só já implica em zerar a redação, uma vez que escrever em primeira pessoa foge ao tipo de gênero do texto (dissertativo argumentativo) já que a primeira pessoa tem um sentido muito subjetivo. Por exemplo no trecho "Portanto, ao entender o exercício da cidadania no Brasil, e a atuação do poder Legislativo, podemos perceber..." percebe o verbo em primeira pessoa do plural "podemos"?
Então, vc pode substituir ele por percebe-se, nota-se, entende-se, infere-se e etc. Porque utilizando dessa forma vc evita errar, escrevendo de forma mais objetiva e seguindo o tipo textual.
O segundo problema que julgo ser de compreensão é que não há claramente uma forte problematização do tema. Acredito que vc tenha apresentado de forma muito parcial, o que implica não ter uma problemática para resolver e portanto dificulta que se tome partidos para defender. Com isso sua argumentação também fica fraca, já que não fica claro qual o problema.
Em relação aos mecanismos linguísticos há alguns erros mas chamo atenção para o segundo período do terceiro parágrafo, onde o período é iniciado com o conectivo "pois". Não cabe em início de frase, pois tem valor explicativo e é usado para explicar um termo ou ideia que já foi dado na mesma frase. Olha, acabei de usar isto.
Alguns de seus repertórios não estão sendo explorados na argumentação e sim apenas expostos no texto. Sugiro que os analise melhor para aproveitar tudo colocando sua opinião baseada neles porque são ótimos repertórios, são mesmo!
Na conclusão estão faltando colocar o modo como a ação vai ser feita, e observo que há duas finalidades, o que prejudica um pouco o entendimento e a fluidez com que se compreende sua ideia de proposta, acho que só falta organizar mesmo.
Lembre-se sempre dos elementos da conclusão:
Agente, ação, modo/meio, finalidade e por fim um detalhamento pra fechar com chave de ouro o seu texto.
É isto, tentei corrigir o mais parecido possível com como minha instrutura fazia, tenho costume de analisar mas nunca apontei ao autor esses pontos específicos. Espero que te ajude, e estou aqui para dúvidas, caso tenha interesse em conversar sobre.
Boa sorte🌼!
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