Primeiramente, é necessário analisar o exercício da cidadania no Brasil, que é garantida no artigo 5.º da Constituição Federal, onde ele tem a ver com a ideia de participação na vida política. Cidadão não é apenas o indivíduo que participa do processo eleitoral, mas também aquele que luta por seus direitos, reclama de serviços públicos ineficientes, critica decisões do poder público, fiscaliza a atuação dos seus representantes, entre outros. Na democracia ateniense o exercício da cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses. Hoje, ser cidadão no Brasil é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado e ter direitos políticos.
Além disso, é importante saber que o Poder Legislativo atua na cidadania de forma representativa. Pois, enquanto na democracia ateniense, os cidadãos exerciam uma participação direta na aprovação das leis e nos órgãos políticos da polis, na atual, os indivíduos elegem um representante, que pode atuar na Assembleia Legislativa. Nisso, se dá a importância desse Poder para a sociedade, porque através dele é garantido o exercício pleno da cidadania, representando o povo e ligando os seus interesses ao estado. Sabendo que de acordo com alguns intelectuais políticos, o Estado possui o monopólio da justiça e da equidade, o que devem garantir o bem-estar social, assegurando o bem comum da população.
Portanto, ao entender o exercício da cidadania no Brasil e a atuação do Poder Legislativo, podemos perceber que é necessário ressaltar a importância desse Poder para a garantia de um cidadão ativo. Nessa perspectiva, o Poder Executivo especificamente o Ministério da Cidadania, deve-se veicular a importância das Assembleias Legislativas na sociedade através dos meios de comunicação, para que a população receba o conhecimento de tal fato. Dessa forma, a nação poderá alcançar todos os direitos assegurados na Constituição e buscar o bem comum que o Estado deve oferecer.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.