Primeiramente, vale ressaltar a discriminação nas áreas de trabalho. Nesse sentido, uma rmor da especializada no tema - etarismo - afirma que o Brasil tem 37, 7 milhões de idosos aptos a trabalhar, mas devido as limitações no mercado de trabalho, muitas emor essas optam por por funcionários mais jovens que, de acordo com estereótipos, seriam mais ativos e ágeis comparado as pessoas mais velhas. A partir disso, é relatado o forte preconceito e intolerância sofrida pelos idosos por parte do ofício e seus preconceitos na integração dessa parcela da sociedade.
Outrossim, cabe salientar a negligência de Estado com relação aos direitos do idoso. De acordo com o portal de notícias CNNBRASIL, 18% dos indivíduos com mais de 50 afirmaram terem sido discriminados em algum serviço de saúde e cerca de 19% sofreram violência verbal ou física. Diante disso, se é demonstrado importância insuficiente que o Governo oferece e a ineficácia de punições contra quaisquer discriminações contra pessoas de mais velhas. Nessa situação, as vítimas se sentem desamparadas por falta de ações que impeçam a diminuição desse preconceito.
Logo, ações devem ser tomadas pelo Estado. Sendo assim, o Ministério dos Direitos Humanos deve investir em leis mais fortes, que prevaleçam e que se façam mais eficazes para a disseminação da discriminação. Além disso, é necessário que o Ministério das Comunicações promovam campanhas e reflexões sobre o etarismo e incentivação para denúncias, para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada