O médico infectologista Dráuzio Varella foi um dos primeiros a compreender o vírus HIV no Brasil. No período em que a epidemia se alastrava, ele também cuidava dos detentos do Carandiru, que morriam em grande número, e argumenta que pouco se conhecia sobre a doença, o que intensificava o desespero dos detentos e da sociedade em geral. No clima de pânico, moralistas e sensacionalistas construíram uma narrativa de que a doença seria a tão chamada "peste gay" e ao longo dos anos, o estigma não se desfez. Pelo contrário, intensificou-se, especialmente com a publicação da revista Veja, cuja foto estampava o rosto cadavérico de Cazuza, um dos principais cantores da época.
Embora a ideia de contrair HIV não seja mais uma "sentença de morte", para muitas pessoas, aqueles que convivem com o vírus são vistos como desleixados, sujos, etc. Por essa razão, é necessário que o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde criem, em parceria, um projeto nacional que inclua aulas de educação sexual no currículo básico da educação, com o objetivo de compartilhar informações verídicas sobre o HIV e outras DSTs. Além disso, é necessário implementar esse mesmo programa em Unidades Básicas de Saúde (UBS), afinal, todas as faixas etárias devem compreender melhor o assunto. Dessa forma, compartilhar informações é o caminho para mudar o comportamento do brasileiro em relação àqueles que vivem com HIV.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.