Em primeiro plano, a ausência de diligências efetivas para enfrentar esses múltiplos casos de preconceito etário aflige os indivíduos, devido a falta de visibilidade nessa área. Partindo desse pressuposto, é fulcral analisar o corpo social pelas lentes do sociólogo Zymunt Bauman e sua teoria das "Instituições Zumbis", na qual ele descreve uma fragilidade nos institutos sociais e suas ineficiências para exercer o papel que lhe foi proposto. Desse modo, pode-se analogar, tal estudo com a realidade brasileira, onde as medidas legislativas sofrem um enfraquecimento recorrente. Assim, é preciso uma retificação nos postulados para evitar uma lacuna na vida da geração da terceira idade.
Ademais, a perpetuação da invisibilidade dos anciãos acarreta em uma possível segregação nos meios sociais, verificando-se a omissão de seus direitos. Nesse viés, o longa metragem "Up", retrata o personagem Carl - um idoso - e a negligência de suas necessidades e interesses por meio da sociedade, a qual ajuda na criação de um ambiente isolado . No entanto, tanto a ficção quanto a realidade se aproximam quando ambas demonstram uma influência na segregação destes indivíduos. Logo, nota-se o carecimento de um planejamento governamental eficiente para extinguir tal problema.
Portanto, é imprescindível uma urgência na tomada de medidas para desmitificar o etarismo no cotidiano brasileiro, seja dentro ou fora dos lares dos cidadãos. Dessa forma, cabe ao Estado juntamente com o Ministério do Público - o qual protege e fiscaliza os direitos da sociedade - a reformulação e implementação por meio de novas leis com intuito promover a dignidade dos direitos da população de idosos. Por fim, a crescente mazela vista na atual conjuntura brasileira poderá diminuir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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