Avatar do usuário
Por Jackelineee
Quantidade de postagens
#124584
A constituição federal de 1988 garante, em seu artigo 6º, o direito à saúde a todo cidadão. Essa determinação, no entanto, não é seguida no Brasil, já que parte da população, ao enfrentar doenças mentais, tem esse direito ignorado e, ao tentar manter uma vida funcional, deparam-se com preconceitos e estigmas sociais para com essas desordens. Nesse sentido, faz-se necessária a análise de fatores como a negligência governamental e a desinformação social.
Em primeiro plano, evidencia-se a ação ineficaz do Estado em garantir o cumprimento dos direitos assegurados aos cidadãos, já que, ao não proporcionar integral acesso à saúde, acaba mantendo às margens da sociedade a parcela da população que sofre de doenças mentais. As consequências dessa negligência podem ser vista, por exemplo, na exclusão dessas pessoas de meio laborais, por não conseguirem conciliar os sintomas das doenças com as demandas trabalhistas ou por falta de oportunidade devido ao estigma que carregam.
Da mesma forma, o preconceito e a desinformação da sociedade perante às doenças mentais também perpetuam ações de exclusão contra essa esfera da sociedade. Segundo o líder político Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa capaz de mudar o mundo. Dessa forma, para que a sociedade livre-se de preceitos discriminatórios, é necessário que informações acerca dessa questão sejam divulgadas, dissolvendo, assim, possíveis medos e estereótipos causados pela carência de informação.
Nesse contexto, medidas mitigadoras mostram-se necessárias. Cabe ao ministério da saúde a ampliação de programas de saúde pública, que incluam um tratamento multidisciplinar eficaz contra essas doenças, contando com psicólogos, psiquiatras e neurologistas, visando, dessa forma, o cumprimento dos direitos previstos na Carta Magna. Palestras em escolas e ações em locais públicos e privados, visando a quebra de preconceitos e estigmas acerca dessas doenças também são medidas necessárias, para que o problema enfrentado no Brasil devido ao estigma das doenças mentais possa ser diminuído ou até erradicado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
36 Exibições
por Miya
1 Respostas 
110 Exibições
por yasminmen
0 Respostas 
76 Exibições
por Thaina12
2 Respostas 
255 Exibições
por Fortes
0 Respostas 
82 Exibições
por saruh20
0 Respostas 
75 Exibições
por Kaylanee
0 Respostas 
74 Exibições
por Kaylanee
5 Respostas 
188 Exibições
por Gi69
0 Respostas 
75 Exibições
por SANTOSraissa
2 Respostas 
109 Exibições
por linsley

      O Estatuto do idoso informa q[…]

Conforme o, artigo 3º, inciso IV, da Constitu[…]

Lauany25 Guuga Gabism OlrenBeat Biacd[…]

SEGURANÇA PÚBLICA

Conforme o artigo sexto da carta magna brasileira.[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM