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#52576
Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa, o estigma associado às doenças mentais, no brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências de tal postura negligente para a sociedade.
É indubitável, que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a politica deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no brasil, o preconceito com doenças mentais, rompe essa harmonia, haja vista que que, segundo a organização mundial de saúde (OMS) mais de 11 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade, crises de bipolaridade e depressão.
Faz-se mister, ainda, salientar o tratamento precário a pessoas que sofrem com mentais, como impulsionador dos grandes casos de ansiedade e transtornos bipolares. De acordo com zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da modernidade líquida vivida no século XX1. Diante de tal contexto, é perceptível que pessoas com doenças psicológicas sofrem com falta de remédio e atendimento adequado.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessarte, ONG's deve criar campanhas para minimizar o preconceito, promovendo a igualdade entre a sociedade. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo. Logo, o ministério da educação (MEC) necessita instituir nas escolas, palestras ministradas por psicólogos, que discutam o combate ao preconceito, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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