Ademais, os estigmas associados às doenças mentais são consequência da falta de amparo com estes indivíduos por parte do governo, uma vez que, são tratados com desdém frente à sociedade como um todo, acarretando em sua discrepância social. Em sua obra “Sobre a Brevidade da Vida”, o filósofo Sêneca afirma que, o preconceito não é outra coisa senão um desvio do caráter. Entretanto, é necessário entender que, apesar de haver uma divergência no tratamento moral entre “o oprimido” e “o opressor”, pensamento proposto pelo professor e filósofo Paulo Freire, não devemos deixar de levar em consideração fatores como o contexto social ao qual o indivíduo está inserido.
Portanto, urge a necessidade de problematizar a falta da fortificação de políticas públicas de amparo às pessoas com doenças mentais. Pois, é dever de Órgãos Federais como o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), agir, promovendo o suporte político necessário, por meio da criação de leis de amparo aos indivíduos, para que o preconceito seja minimizado. Junto ao viés político, também torna-se necessário o combate à linguagem estigmatizante ao se referir a pessoas com doenças mentais, com foco maior nas redes sociais, a fim de chegar à população mais jovem. Dado que, o estereótipo surge quando existe o uso de expressões que buscam difamar e menosprezar pessoas à margem da sociedade.
Em suma, aplicando o conceito de uma sociedade livre, justa e solidária- prevista na Constituição Federal de 1988- podemos assegurar que, os estigmas associados às doenças mentais deverão ser minimizados, uma vez que, segundo a Constituição Federal, todo indivíduo tem direito ao respeito e a saúde, dessa forma, estaremos buscando promover a inclusão de todos os cidadãos e garantindo a igualdade de oportunidade entre todos os cidadãos dessa Nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada