• Avatar do usuário
#66239
É de praxe dizer que o estigma associado às doenças mentais é evidenciado como algo recorrente no contexto da sociedade brasileira. Porém, não apenas no país carnavalesco, mas sim em uma escala global. Onde o mesmo é evidenciado em produções cinematográficas, como o da plataforma "Netflix", dentre elas, se cita a série "Alienista", que, em seus meios introdutórios, apresenta a definição de que no século XIX, os psicólogos eram conhecidos como alienistas, pois, os portadores de doenças mentais eram considerados alienados de sua própria consciência.

"Alienados de sua própria consciência" é um bom eufemismo para existir um vão entre o ser
consciente e os ditos "loucos". As doenças mentais são comumente relacionadas à uma ênfase em um estereótipo pronto, cujas raízes estão presentes na sociedade brasileira. E, em um mundo onde 322 milhões de pessoas vivem com uma de tais enfermidades, a depressão.
Chega a ser controverso atribuí-la a um caráter pejorativo e, muitas vezes, preconceituoso.

Entretanto, as mazelas de tratar as doenças mentais de forma discriminatória, vem acarretado com a pressão sofrida dentro dos lares familiares, onde tal estigma prevalece em uma ideia errônea do senso comum. A falta de aceitação do vínculo familiar pode vir a desenvolver problemáticas maiores. Onde os "gatilhos" travados podem ser oriundos de diversos setores.O principal, do qual a partir de seu uso, os números se alarmaram, e o indivíduo, é a internet.

Por fim, conclui-se que, o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira,
deve-se ter como forma de erradicar, o acesso à informação, por parte de uma frente contrária à disseminação de opiniões divergentes aos fatos. Portanto, a ampliação da quebra do "pré-conceito" inicial em relação aos problemas mentais, deve ser uma parte elementar da sociedade brasileira, não um ímpar atrelado aos preconceitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

╭──────────────╯ ✍ ⌕ 𖨂 Correção d[…]

A cultura de assédio no Brasil

No livro “50 tons de cinza” é a[…]

joenir jheromagnoli cassiahso Higorrair

Peso: 1000 Nota: 1000 Conforme o escritor Franz K[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM