Nessa perspectiva, acerca da lógica referente aos transtornos mentais, é válido retomar o aspecto supracitado quanto a omissão estatal nesse caso. Segundo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Tal concepção, todavia, não se aplica a conjuntura hodierna, visto que, os ausentes investimentos em projetos de assistência e reversão desse quadro potencializam a problemática abordada. Isso resulta na exclusão de pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, transtorno de bipolaridade entre outros transtornos, comprometendo a formação de uma nação engajada e democrática.
Além disso, é primordial destacar a discriminação contra esses indivíduos no Brasil. Desse modo, conforme o sociólogo Erving Goffman, o estigma caracteriza-se por atributos profundamente depreciativos estabelecidos pelo meio social. Nesse contexto, percebe-se como as pessoas diagnosticadas com doenças psíquicas sofrem com tal depreciação na sociedade brasileira, por serem, muitas vezes incompreendidas, julgadas e violentadas de forma verbal e física. Dessa forma, ocorre a marginalização desses grupos, fato que os distancia da valorização no país.
Depreende-se, portanto, que o estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira, ainda se configura um desafio a ser sanado. Nesse sentido, torna-se essencial que o Ministério da Educação — órgão responsável por executar as políticas públicas da educação — crie, por intermédio de verbas estatais palestras para pais e alunos interativamente, visando desconstruir preconceitos, tendo como consequência a construção de um país mais justo e igualitário a partir do âmbito educacional. Só assim a sociedade terá sua felicidade mantida como afirma a lógica de Nicolau Maquiavel.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada