Por Amandx193
Quantidade de postagens
Em sua obra "Utopia", o filósofo Thomas More apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sociais. Contudo, ao se analisar a conjuntura brasileira, vê-se uma oposição ao texto supramencionado, já que o estigma associado às doenças mentais compromete a harmonia coletiva nacional. Diante disso, têm-se um problema fomentado pelo silenciamento dos meios de comunicação e pela omissão das instituições de ensino no sistema educacional brasileiro.
Nesse contexto, destaca-se o silenciamento midiático como um dos fatores ligados à problemática. Segundo o escritor Aldous Hurxley, os fatos não se tornam inexistentes quando ignorados. Sob essa perspectiva, a ideia sobredita se aplica ao âmbito nacional, visto que a mídia silencia o estigma às doenças mentais, pois não há divulgação suficiente acerca do revés. Isso gera a desinformação deste cenário, de modo a sustentar uma perspectiva negativa sobre pessoas com transtornos psíquicos. Dessa maneira, em razão da omissão da imprensa, o impasse perdura no País.
Ademais, a omissão das instituições de ensino é outro fator pertinente do problema. Sob essa óptica, no trecho "ficar de frente para o mar de costas para o Brasil não vai fazer deste lugar um bom país", da música "Notícias do Brasil", constata-se uma crítica à nação brasileira por sua negligência aos problemas sociais. Paralelamente, os versos ganham contornos específicos no Brasil, uma vez que o sistema educacional negligencia o estigma associado às doenças mentais, o que ocasiona uma ignorância sobre o empecilho por parte dos estudantes. Por consequência, as pessoas permanecem com uma visão distorcida com relação à ausência de saúde mental em algumas pessoas.
Logo, em virtude do silenciamento dos meios de comunicação e da negligência das instituições de ensino, medidas devem ser tomadas. Para isso, a mídia — tal como a TV e o rádio — deve criar um projeto que vise informar a população sobre o estigma associado às doenças mentais. Isso se deve ocorrer por meio de propagandas televisivas e reportagens televisivas, a fim de garantir os direitos dos indivíduos prejudicados e mobilizar o corpo social. Assim, a sociedade perfeita apresentada na obra de Thomas More poderá ser relacionada à realidade brasileira.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
Oláá, Amandx! Tá bem?
Então, aqui estou pra te mostrar a minha correção da sua redação. Pontuada, marcada e comentada.
https://www.mediafire.com/file/i3yc5ovb ... 2.pdf/file

Antes de você ver, gostaria de esclarecer algumas coisas:
1 - SEMPRE me sinto na obrigação de falar, mas eu gosto de ressaltar que eu não sou qualquer tipo de profissional em correção de redações e estou aqui simplesmente pra tentar te ajudar com base nos meus conhecimentos de um, também, aluno (mas sempre buscando enriquecer o repertório de correção e escrita da redação)
2 - Eu tento ser bem crítico. Eu acredito que vale muito mais a pena ser rígido para que tenhamos direção para corrigir nossos erros do que recebermos uma correção muito passiva e mascarar nossos desvios, pois, nesse caso, não temos como evoluir. Isso tudo pra te pedir, não me leve a mal, realmente pensei no melhor pra te ajudar.

Por fim, segue aqui a justificativa das penalizações na c1 e c2 e o porquê de eu não ter penalizado na c5:
C1: Mais de dois desvios gramaticais, apesar de nenhuma falha sintática.
C2: Você atingiu tudo que a competência requere, mas confesso que seu segundo repertório (RSC²) me deixou muito confuso e me fez tirar ponto na C3.
C3: Então, marquei ALGUMAS falhas de argumentação, manifestada na falta de aprofundamento de ideias que se tornam apenas citadas no texto. Especialmente no D1, algumas ideias ficaram muito jogadas. Creio que você consegue perceber, depois de pontuado, que, ainda que o leitor consiga deduzir em sua consciência o que você quis dizer, não há um caminho claro dos seus argumentos escolhidos à tese, ao tema, entende?
C4: Certinho. No entanto, não gosto das formas de retomada que você usou, sinto que parece meio informalidade, oralidade, tá ligado? Mas isso é pessoal e já vi redações sem penalizações utilizando, portanto, não posso penalizar também.
C5: Encontrei os 5 elementos. Parabéns! O detalhamento ficou um pouco implícito, mas a exemploficação do agente pode contar como um detalhamento, sim.

No ENEM, acredito que você alcançaria até 920 pontos, o que já é um notaço de lá pra bom. Parabéns pela produção, dedicação e escrita. Você vai longe! Deus te abençoe! Espero ter ajudado.
2
Por Amandx193
Quantidade de postagens
@Zenebra
@Caiunao
@kosmo
@Kete
@Hyque
@lais458
@StudySter
@tally22bb
@Felipe082

Vocês poderiam dar uma olhadinha na minha redação? Se sim, ficarei grata! ❤️
0
Por lais458
@Amandx193

- Sua introdução está bem estruturada ao contextualizar o tema com referências à obra "Utopia" de Thomas More. Porém, seria interessante conectar mais diretamente essa referência com a problemática do estigma das doenças mentais no Brasil.
- Seu desenvolvimento apresenta argumentos relevantes sobre o silenciamento midiático e a negligência das instituições de ensino em relação ao estigma das doenças mentais. É importante garantir uma maior coesão entre as ideias apresentadas para fortalecer a linha de raciocínio.
- Procure explorar mais exemplos concretos e dados estatísticos que evidenciem a gravidade do problema do estigma associado às doenças mentais no contexto brasileiro.
- Sua proposta de intervenção é adequada ao sugerir campanhas informativas por meio da mídia tradicional para combater o estigma das doenças mentais. No entanto, poderia detalhar um pouco mais como essas campanhas seriam implementadas, quem seriam os agentes responsáveis pela execução e qual seria o impacto esperado dessa iniciativa.
- A conclusão retoma os pontos discutidos no texto e faz uma conexão com a sociedade perfeita mencionada na introdução, trazendo coerência ao fechamento do seu texto.
- Sua redação possui boa estrutura textual e utiliza vocabulário adequado para abordar o tema proposto.
- Fique atento à revisão ortográfica/ repetição de palavras evitando erros pontuais que possam comprometer a clareza do seu texto...

Em resumo, sua redação tem potencial mas pode ser enriquecida com maior profundidade na argumentação, uso eficaz dos exemplos e detalhamento da proposta de intervenção. Continue praticando a escrita dissertativa-argumentativa utilizando repertório sociocultural diversificado para ampliar suas habilidades na produção textual!

C1 - 160
C2 - 200
C3- 160
C4- 200
C5- 160

NOTA: 880
1
Por Amandx193
Quantidade de postagens
Obrigada, minha linda! Vou levar em consideração suas observações, sim. ❤️
1
Por Caiunao
Oláá, Amandx! Tá bem?
Então, aqui estou pra te mostrar a minha correção da sua redação. Pontuada, marcada e comentada.

1 - SEMPRE me sinto na obrigação de falar, mas eu gosto de ressaltar que eu não sou qualquer tipo de profissional em correção de redações e estou aqui simplesmente pra tentar te ajudar com base nos meus conhecimentos de um, também, aluno (mas sempre buscando enriquecer o repertório de correção e escrita da redação)
2 - Eu tento ser bem crítico. Eu acredito que vale muito mais a pena ser rígido para que tenhamos direção para corrigir nossos erros do que recebermos uma correção muito passiva e mascarar nossos desvios, pois, nesse caso, não temos como evoluir. Isso tudo pra te pedir, não me leve a mal, realmente pensei no melhor pra te ajudar.

Por fim, segue aqui a justificativa das penalizações na c1 e c2 e o porquê de eu não ter penalizado na c5:
C2: Você atingiu tudo que a competência requere, mas confesso que seu segundo repertório (RSC²) me deixou muito confuso e me fez tirar ponto na C3.
C3: Então, marquei ALGUMAS falhas de argumentação, manifestada na falta de aprofundamento de ideias que se tornam apenas citadas no texto. Especialmente no D1, algumas ideias ficaram muito jogadas. Creio que você consegue perceber, depois de pontuado, que, ainda que o leitor consiga deduzir em sua consciência o que você quis dizer, não há um caminho claro dos seus argumentos escolhidos à tese, ao tema, entende?
C4: Certinho. No entanto, não gosto das formas de retomada que você usou, sinto que parece meio informalidade, oralidade, tá ligado? Mas isso é pessoal e já vi redações sem penalizações utilizando, portanto, não posso penalizar também.
C5: Encontrei os 5 elementos. Parabéns! O detalhamento ficou um pouco implícito, mas a exemploficação do agente pode contar como um detalhamento, sim.

No ENEM, acredito que você alcançaria até 920 pontos, o que já é um notaço de lá pra bom. Parabéns pela produção, dedicação e escrita. Você vai longe! Deus te abençoe! Espero ter ajudado.
2
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador
Caiunao escreveu:Oláá, Amandx! Tá bem?

Baita correção, @Caiunao!
1
Por Caiunao
Felipe082 escreveu:
Caiunao escreveu:Oláá, Amandx! Tá bem?

Baita correção, @Caiunao!
Poxa, valeu mesmo! É uma HONRA kkskskska :,)
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
147 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
63 Exibições
por neusa
2 Respostas 
334 Exibições
por Juliox
0 Respostas 
59 Exibições
por Juliox
6 Respostas 
248 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
51 Exibições
por Raica006
0 Respostas 
68 Exibições
por Julia1125gb
3 Respostas 
164 Exibições
por elizasolanum
0 Respostas 
86 Exibições
por anagiongo
3 Respostas 
75 Exibições
por isas522

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Na obra "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM