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Por Lililins538
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    A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Contanto, tal prerrogativa não tem se reverberando com ênfase na prática quando se observa o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, dificultando, dessa forma a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
     Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito associado às doenças mentais no Brasil. Nesse sentido, as pessoas muitas das vezes acabam não procurando tratamento médico, por existir um tabu relacionado a saúde mental que ainda é muito forte na sociedade brasileira atual. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo contraturista Jonh Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.
      Ademais, é fundamental apontar a falta do diálogo sobre saúde mental e as doenças relacionadas na sociedade como um impulsionador do estigma no Brasil. Na série 13 reasons why a personagem Hanna se suicida na série, ainda em vida a personagem tentou buscar um aconselhamento psicológico, mas acabou não conseguindo a ajuda necessária. Logo é inadmissível que esse cenário volte a perdurar.
      Depreende-se, portanto a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde, crie campanhas publicitárias a fim de educar a população sobre as doenças mentais. Assim se consolidará uma sociedade mais instruida, onde o Estado desempenha corretamente seu " contrato social ", tal como afirma Jonh Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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