Avatar do usuário
Por floreslais
Quantidade de postagens
#122180
No documentário "Holocausto Brasileiro", é retratado a história do Hospital Colônia de Barbacena, onde muitos indivíduos eram internados por seus familiares, e deixados à margem da sociedade pelo Estado. Embora assegurados pela Constituição de 1988, pelo direito à saúde, o estigma associado às doenças mentais está presente na sociedade brasileira, onde muitos cidadãos brasileiros são vítimas de psicofobia e deixamos à mercê, dificultando dessa forma a universalização de direitos imprescindíveis. Nesse viés, torna-se crucial a análise dos fatores que contribuem para esse impasse, dentre as quais se destacam a negligência governamental e o descaso social. Primordialmente, convém enfatizar a falta de medidas governamentais para combater esse impasse. Nesse sentido, é notório que ocorre a carência de apoio do Estado acerca desses indivíduos, mesmo com a trt-4 considerando ilegal demitir portadores de doenças psicológicas, de acordo com dados do Jus Brasil, doenças mentais são a terceira causa de demissão nas empresas. Essa conjuntura, de acordo com os ideais de John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", uma vez que o Estado não está desempenhando seu papel de maneira eficiente. Ademais, é fundamental apontar o descaso social como impulsionador dessa problemática no Brasil. Muitos indivíduos sofrem preconceito pela sociedade, são excluídos e impossibilitados de criar laços, tal como ocorreu em um dos episódios de Jane a Virgem, onde Matteo é excluído e hostilizado por seus colegas de turma. Isso ocorre porque essas pessoas possuem medo e aversão por não conhecerem a fundo sobre doenças psicológicas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, o Ministério da Saúde, deve por meio midiático promover campanhas que conscientizem os preconceituosos acerca das consequências que a exclusão e a aversão podem causar nesses indivíduos. Além disso, deve também promover palestras nas empresas com psicólogos, a fim de acolher esses cidadãos doentes. Dessa forma, se consolidará uma sociedade mais empática, onde o Estado desempenha seu contrato social de maneira correta tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
128 Exibições
por Julia9989
3 Respostas 
183 Exibições
por med01
1 Respostas 
83 Exibições
por Rafaholanda0
0 Respostas 
67 Exibições
por crol
0 Respostas 
49 Exibições
por Biahak
4 Respostas 
2238 Exibições
por lais458
0 Respostas 
50 Exibições
por neusa
2 Respostas 
311 Exibições
por Juliox
0 Respostas 
51 Exibições
por Juliox
6 Respostas 
229 Exibições
por Lauany25
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM