Avatar do usuário
Por maria0307
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#116942
O filme “Coringa”, lançado em 2019, retrata as dificuldades e obstáculos vividos por Arthur Fleck, um palhaço que sofre de transtorno mental - motivo pelo qual é alvo constante de preconceitos. Fora da ficção, o cenário atual brasileiro se assemelha com o da trama, visto que, ainda existe um estigma associado às doenças mentais. Nesse sentido, são indispensáveis as discussões acerca desse tema, o qual tem como potencializadores tanto a falta de investimentos em políticas públicas como também a discriminação por parte da sociedade.  

Em primeiro lugar, é válido citar o Estado como um dos maiores agentes que perpetuam essa problemática. Isso se dá pela falta de atenção destinada a essa parcela da população necessita, que vão desde uma infraestrutura de qualidade e profissionais capacitados até políticas públicas que favoreçam a disseminação de informações à população sobre o problema em questão. Sendo que essa informação pode ser facilmente verificada nos resultados da pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que classificou o Brasil como o país mais depressivo da América Latina.
 
Ademais, se faz necessário apontar a importância das relações interpessoais como mantedores do estigma social. Nessa lógica, o sociólogo Zygmunt Bauman caracteriza a atualidade como modernidade líquida, que remete às relações interpessoais sem profundidade alguma, nas quais os indivíduos não buscam entender a realidade dos outros. Dessa forma, percebe-se que esse pensamento converge para um ponto: a falta de empatia, sendo essa o maior estímulo para a persistência da problemática no Brasil.  

Portanto, é necessário que o Estado tome providencias para amenizar o quadro atual. Logo, cabe ao Ministério da Saúde por intermédio da coparticipação de programas midiático de alta audiência, implementar palestras ministradas por profissionais de saúde mental e campanhas publicitárias, com o objetivo de mostrar as principais sequelas e, de forma detalhada, apresentar uma visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse discutido. Dessa maneira, será possível um contraste entre o filme “Coringa” e a realidade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
128 Exibições
por Julia9989
3 Respostas 
183 Exibições
por med01
1 Respostas 
83 Exibições
por Rafaholanda0
0 Respostas 
67 Exibições
por crol
0 Respostas 
49 Exibições
por Biahak
4 Respostas 
2238 Exibições
por lais458
0 Respostas 
50 Exibições
por neusa
2 Respostas 
311 Exibições
por Juliox
0 Respostas 
51 Exibições
por Juliox
6 Respostas 
229 Exibições
por Lauany25
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM