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Por Pamelaa
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#85003
A série "Atypical", retrata a vida do jovem Sam, diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista).O personagem está em busca da sua independência, enfrentando a discriminação e o "bullying" em sua escola. Fora da ficção, evidencia-se um estigma aparente em relação às doenças mentais, principalmente, na sociedade.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar a influência religiosa diante desse cenário, notoriamente, pessoas muito religiosas acreditam que adquirir ajuda profissional, não é necessário. Nesse contexto, muitos jovens se veem sem apoio familiar, devido pela problematização gerada sobre o assunto, levando-os assim, muitas vezes, a desistir. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o suicídio é a segunda causa principal de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Ademais, é visível que mesmo com toda a informação adquirida e evidenciada ao decorrer dos anos, ainda assim, as doenças mentais são grandes tabus na sociedade brasileira. Na obra cinematográfica "Loucura de amor", um repórter se apaixona por uma mulher que conheceu num bar, ao tentar encontrá-la, descobre que ela é paciente em uma clínica psiquiátrica. Adri se interna na clínica afim de conquistar Carla, lá ele escreve um artigo "Onde descartam o lixo da sociedade?", se referindo a clínica.
Portanto, faz-se necessário a adoção de medidas que venham ampliar a divulgação de informações relacionadas as doenças mentais. Sendo assim, o Ministério da Educação deve implementar campanhas, palestras e outros meios de discutir esse assunto.Ocasionando assim, um ambiente mais inclusivo e respeitoso, para que alunos como o Sam possam se sentir encorajados a ir atrás do que almejam.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Felipe082
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#85292
Oi, @Pamelaa, tudo certo? Vou corrigir a sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

correção ou sugestão
erro
"melhorável"
repetição

A série "Atypical", (1) retrata a vida do jovem Sam, diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista) Transtorno do Espectro Autista (TEA) (2).O personagem está em busca da sua independência (1), enfrentando a discriminação e o "bullying" em sua escola. Fora da ficção, evidencia-se um estigma aparente em relação às doenças mentais, principalmente, (3) na sociedade. (2)
Em primeiro lugar, cabe ressaltar a influência religiosa diante desse cenário (4), notoriamente, pessoas muito religiosas acreditam que adquirir (5) buscar ajuda profissional, (6) não é necessário (3). Nesse contexto, muitos jovens se veem sem apoio familiar, devido pela à problematização gerada sobre o assunto, levando-os, (7) assim, muitas vezes, a desistir. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa principal de morte entre jovens de 15 a 29 anos (4).
Ademais, é visível que, mesmo com toda a informação adquirida e evidenciada ao decorrer dos anos, ainda assim, as anos, as (9) doenças mentais são grandes tabus na sociedade brasileira. Na obra cinematográfica "Loucura de amor", um repórter se apaixona por uma mulher que conheceu num em um (10) bar, ao. Ao (11) tentar encontrá-la, descobre que ela é paciente em uma clínica psiquiátrica. Adri (12) se interna na clínica afim a fim (13) de conquistar Carla, lá. Lá (14) ele escreve um artigo "Onde descartam o lixo da sociedade?", se referindo referindo-se (15) a à (16) clínica (5).
Portanto, faz-se necessário necessária (17) a adoção de medidas que venham ampliar ampliem a divulgação de informações relacionadas as às (18) doenças mentais. Sendo assim, o O (19) Ministério da Educação [agente] deve implementar campanhas, palestras e outros meios de discutir esse assunto [ação]. Ocasionando, ocasionando, (20) (21) assim (22), um ambiente mais inclusivo e respeitoso [efeito], para que alunos como o Sam como Sam possam se sentir encorajados a ir atrás (23) do que almejam [detalhamento por efeito do efeito] (6) (7).


LINGUAGEM

(1) Uso incorreto da vírgula. Separou-se, equivocadamente, o sujeito "A série 'Atypical'" do predicado "retrata a vida do jovem Sam".
virgula-e-outros-sinais-de-pontuacao-c1-t15059.html
(2) A sigla deve aparecer entre parênteses após o nome completo.
(3) Não entendi o sentido do advérbio "principalmente" nesse contexto.
(4) Devido a uma falha na estrutura sintática, esse trecho ficou confuso. Há duas possibilidades de interpretação:
"Em primeiro lugar, cabe ressaltar a influência religiosa. Diante desse cenário, notoriamente, pessoas muito religiosas acreditam que buscar ajuda profissional não é necessário".
"Em primeiro lugar, cabe ressaltar a influência religiosa diante desse cenário. Notoriamente, pessoas muito religiosas acreditam que buscar ajuda profissional não é necessário".
(5) A palavra "adquirir" transmite a ideia de que a busca por ajuda profissional é uma atitude de ordem financeira. Embora isso seja, de certa forma, verdadeiro, não é pertinente para a sua argumentação abordar esse aspecto.
(6) Uso incorreto da vírgula.
(7) Isole com vírgulas a conjunção "assim".
(8) Isole com vírgulas o trecho "mesmo com toda a informação adquirida e evidenciada ao decorrer dos anos".
(9) Nesse contexto, o termo "ainda assim" - além de conter uma repetição próxima de "assim" - é redundante. A conjunção "mesmo" já estabelece uma relação de concessão.
(10) Evite coloquialidades.
(11) Falha na estrutura sintática. Houve uma justaposição de períodos.
(12) Os nomes das personagens deveriam ter aparecido na frase anterior, quando você apresentou o repertório. Da maneira que você escreveu, os substantivos próprios "Adri" e "Carla" não funcionam, adequadamente, como elementos coesivos de retomada.
(13) Atenção à ortografia.
https://brasilescola.uol.com.br/gramati ... u-afim.htm
(14) Falha na estrutura sintática. Houve uma justaposição de períodos.
(15) Desvio de colocação pronominal.
colocacao-pronominal-c1-t15083.html
(16) Cuidado com deslizes de crase.
entenda-a-logica-da-crase-c1-t28989.html
(17) Nesse caso, "necessária" concorda com "adoção", núcleo do sujeito da oração.
(18) Mais um deslize de crase.
(19) Evite usar dois conectivos de mesmo valor semântico - como "portanto" e "sendo assim", ambos conclusivos - de modo tão próximo.
(20) Falha na estrutura sintática. Houve uma fragmentação do período. Nunca comece uma nova frase quando o gerúndio está dando continuidade à ideia.
(21) Isole com vírgulas a conjunção "assim".
(22) Repetição próxima de "assim".
(23) Evite coloquialidades.


CONTEÚDO

(1) Que tipo de independência?
(2) Você falou mais sobre a série do que sobre as implicações concretas do tema. Sugiro que, em frases separadas, você apresente o repertório, relacione-o à realidade e exponha a sua tese.
elaboracao-da-contextualizacao-e-da-tes ... 15078.html
(3) Não faça generalizações desse tipo, sobretudo se não for possível comprovar.
(4) Não introduza novas informações - como esse dado - na última frase. Prefira escrever um fechamento que conclua o seu raciocínio. É recomendado que cada parágrafo de desenvolvimento tenha começo, meio e fim.
(5) Dois problemas: primeiro, não há uma finalização coerente do raciocínio do parágrafo, já que uma nova informação foi introduzida na última frase; segundo, a menção ao livro ficou "jogada", ou seja, faltou explicar a relevância dela para a defesa do seu ponto de vista.
(6) Boa retomada de repertório.
(7) Sua proposta não possui meio, tampouco um detalhamento evidente. No entanto, vou considerar que há um detalhamento por efeito do efeito.


NOTAS

C1 - 120. Há alguns (ou muitos?) desvios de gramática e algumas falhas na estrutura sintática. Sua pontuação nessa competência poderia ser 80.
exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 - 160. Não há nenhum repertório totalmente produtivo.
C3 - 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto.
projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 - 160. Há poucas inadequações e poucas repetições.
C5 - 160. Sua intervenção contém quatro dos cinco elementos necessários.
Total - 720
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