Em primeiro lugar, cabe ressaltar a influência religiosa diante desse cenário, notoriamente, pessoas muito religiosas acreditam que adquirir ajuda profissional, não é necessário. Nesse contexto, muitos jovens se veem sem apoio familiar, devido pela problematização gerada sobre o assunto, levando-os assim, muitas vezes, a desistir. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o suicídio é a segunda causa principal de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Ademais, é visível que mesmo com toda a informação adquirida e evidenciada ao decorrer dos anos, ainda assim, as doenças mentais são grandes tabus na sociedade brasileira. Na obra cinematográfica "Loucura de amor", um repórter se apaixona por uma mulher que conheceu num bar, ao tentar encontrá-la, descobre que ela é paciente em uma clínica psiquiátrica. Adri se interna na clínica afim de conquistar Carla, lá ele escreve um artigo "Onde descartam o lixo da sociedade?", se referindo a clínica.
Portanto, faz-se necessário a adoção de medidas que venham ampliar a divulgação de informações relacionadas as doenças mentais. Sendo assim, o Ministério da Educação deve implementar campanhas, palestras e outros meios de discutir esse assunto.Ocasionando assim, um ambiente mais inclusivo e respeitoso, para que alunos como o Sam possam se sentir encorajados a ir atrás do que almejam.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.