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A série 13 Reasons Why gira em torno da procura pelos culpados pelo suicídio de Hanna Baker, que deixa para trás 13 fitas contando o seu sofrimento e as causas que a levou a fazer isso. Dessa forma, tanto na série como no Brasil atual os transtornos mentais tem se tornado recorrentes principalmente entre a população mais jovem, possuindo varios fatores que incitam esses acontecimentos.

Primeiramente, a dificuldade para se comunicar e se expressar torna ainda mais difícil que seja possível a descoberta da depressão nessas pessoas. Tendo mais de 11 milhões de brasileiros que sofrem com transtornos mentais, diante disso, muitos se sentem inseguros para se expressarem, ou por conta de bullying ou mesmo maus tratos, que ocasionam esse transtorno e comportamento, podendo ser influenciado até mesmo pelo emocional, levando ao distanciamento social.

Ademais, esses indivíduos em muitos momentos são ignorados ou não levados a sério, podendo agravar ainda mais a situação, fazendo-os recorrerem a automutilação ou até mesmo o suicídio como forma de escapar dessa situação. Em relação a isso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) "A saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença", mostrando a relevância que deve ser dada aos transtornos mentais, não apenas ao estado físico.

Portanto, diante o crescimento dos afligidos por esses transtornos, o poder público deve incentivar essas pessoas por meio de projetos de auto-ajuda, em instituições de ensino ou em locais reservados para o mesmo, como também os familiares devem ficar atentos aos possíveis sinais mostrados. Espera-se que assim possam garantir uma vida mais saudável e sem aflição para essas pessoas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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