Primordialmente, é fulcral apontar a ausência de medidas governamentais como impulsionador do problema. Sob essa lógica, uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta que o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, onde mais de 11 milhões de pessoas sofrem com a depressão. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, caracteriza-se como uma violação do "contrato social", posto que o Poder Público negligencia o estigma relacionado as doenças mentais no território nacional e não cumpre sua função de garantir que a população gozem de direitos imprescindíveis, como o bem-estar social. Assim, faz-se necessário mudanças nessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, outro problema vigente é a lacuna educacional. Consoante o educador brasileiro Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade mudará". Todavia, no cenário hodierno, tal lógica é deturpada e na prática não ocorre, visto que apesar das escolas atuarem como fortes ferramentas formadoras de opinião, pouco debatem em salas de aula sobre a discriminação dos transtornos mentais, o que, consequentemente, contribui para o aumento do nível de desinformação do corpo social e dificulta sua resolução . Desse modo, trazer esse entrave à pauta e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação sobre ele.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para mitigar o impasse. Logo, urge que a mídia, principal veículo difusor de informações, em parceria com as instituições de ensino, elabore campanhas educacionais, por meio de palestras e debates no ambiente escolas e nas redes sociais, com a presença de professores e psicólogos especialistas no assunto, a fim de conscientizar a população sobre os impactos causados pela estigmatização dos transtornos mentais e garantir a inclusão social. Dessa forma, espera-se que os direitos assegurados na Constituição sejam efetivados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.