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Por Juliaac17
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#76432
Em 1988, a sociedade conheceu um dos mais importantes documentos da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo assegura o direito ao bem-estar social para todos os cidadãos. No entanto, no cenário contemporâneo brasileiro, verifica-se que a mera afirmação jurídico-formal desse preceito está longe de significar sua efetividade, haja vista que o preconceito associado aos transtornos mentais viola o princípio da isonomia. Nesse sentido, dois aspectos tornam-se relevantes: a ineficácia governamental e a base educacional lacunar.

Primordialmente, é fulcral apontar a ausência de medidas governamentais como impulsionador do problema. Sob essa lógica, uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta que o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, onde mais de 11 milhões de pessoas sofrem com a depressão. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, caracteriza-se como uma violação do "contrato social", posto que o Poder Público negligencia o estigma relacionado as doenças mentais no território nacional e não cumpre sua função de garantir que a população gozem de direitos imprescindíveis, como o bem-estar social. Assim, faz-se necessário mudanças nessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, outro problema vigente é a lacuna educacional. Consoante o educador brasileiro Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade mudará". Todavia, no cenário hodierno, tal lógica é deturpada e na prática não ocorre, visto que apesar das escolas atuarem como fortes ferramentas formadoras de opinião, pouco debatem em salas de aula sobre a discriminação dos transtornos mentais, o que, consequentemente, contribui para o aumento do nível de desinformação do corpo social e dificulta sua resolução . Desse modo, trazer esse entrave à pauta e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação sobre ele.

Portanto, medidas exequíveis são necessárias para mitigar o impasse. Logo, urge que a mídia, principal veículo difusor de informações, em parceria com as instituições de ensino, elabore campanhas educacionais, por meio de palestras e debates no ambiente escolas e nas redes sociais, com a presença de professores e psicólogos especialistas no assunto, a fim de conscientizar a população sobre os impactos causados pela estigmatização dos transtornos mentais e garantir a inclusão social. Dessa forma, espera-se que os direitos assegurados na Constituição sejam efetivados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Juliaac17
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#76435
Olá, é a primeira redação que escrevo aqui, poderiam dar uma olhada por favor se possível, obrigada!

@Flaviaa, @Helenamora, @Ashiley, @jherodrigues, @3m1ly
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Por Juliaac17
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#76486
@jheromagnoli Poderia dar uma olhada na minha redação por favor? Desde já, muito obrigada!! ;)
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Por Juliaac17
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#76527
@Gi69 Poderia dar uma olhada na minha redação por favor? Agradeço desde já!! ♡
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Por Odailson
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#76636
Oi, tudo bem? 👋😁 Irei analizar sua redação, porém não um experto, assim como você estou aprendendo a disertar a redação Enem de forma coerente ao leitor.
Juliaac17 escreveu:Em 1988, a sociedade conheceu um dos mais importantes documentos da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo assegura o direito ao bem-estar social para todos os cidadãos. No entanto, no cenário contemporâneo brasileiro, verifica-se que a mera afirmação jurídico-formal desse preceito está longe de significar sua efetividade, haja vista que o preconceito associado aos transtornos mentais viola o princípio da isonomia. Nesse sentido, dois aspectos tornam-se relevantes: a ineficácia governamental e a base educacional lacunar.

"Gostei bastante da sua introdução, você apresentou bem sua tese e trouxe também a problemática no tocante à doença mental".

Primordialmente, é fulcral apontar a ausência de medidas governamentais como impulsionador do problema. Sob essa lógica, uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial de "DA***" Saúde (OMS), aponta que o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, onde mais de 11 milhões de pessoas sofrem com a depressão. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, caracteriza-se como uma violação do "contrato social", posto que o Poder Público negligencia o estigma relacionado as doenças mentais no território nacional e não cumpre sua função de garantir que a população gozem de direitos imprescindíveis, como o bem-estar social. Assim, faz-se necessário mudanças nessa postura estatal de forma urgente.

"D1, também está bom seu desenvolvimento 1, você expôs seu ponto de vista, e junto à ela trouxe dados para confirmar o que você afirmou, é verdadeiro"

Ademais, outro problema vigente é a lacuna educacional. Consoante o educador brasileiro Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade mudará". Todavia, no cenário hodierno, tal lógica é deturpada e na prática não ocorre, visto que apesar das escolas atuarem como fortes ferramentas formadoras de opinião, pouco debatem em salas de aula sobre a discriminação dos transtornos mentais, o que, consequentemente, contribui para o aumento do nível de desinformação do corpo social e dificulta sua resolução . Desse modo, trazer esse entrave à pauta e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação sobre ele.

"D2, seu desenvolvimento 2, também está bom, entretanto, acredito que você poderia ter explicado melhor, por qual razão a lacuna educacional é um dos principais vetores do transtorno mental?." "Você também poderia ter citado na sua D2 o setembro amarelo, onde boa parte das escolas, faz diversos seminários para concientizar aos alunos a favor à vida, e não ao suicídio." Lembre-se, que estou apenas trazendo uma sugestão, okay?!🥰😅 Assim como a depressão, o suicídio, ansiedade, distanciamento sociedade, tudo que venha afetar o psicológico mental da pessoa, pode ocasionar em problemas para a saúde mental. #dica😁

Portanto, medidas exequíveis são necessárias para mitigar o impasse. Logo, urge que a mídia, principal veículo difusor de informações, em parceria com as instituições de ensino, elabore campanhas educacionais, por meio de palestras e debates no ambiente escolas e nas redes sociais, com a presença de professores e psicólogos especialistas no assunto, a fim de conscientizar a população sobre os impactos causados pela estigmatização dos transtornos mentais e garantir a inclusão social. Dessa forma, espera-se que os direitos assegurados na Constituição sejam efetivados.
"Em minha opinião, você fez uma ótima conclusão, trazendo a solução do problema e sugestões com intuito de se inverter esse quadro".

"Tenha paciência e, espere que outras pessoas corrija sua redação, somente minha análise não é suficiente, já que eu não sou um especialista". KKK 😅
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Por Juliaac17
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#76942
@Odailson, Agradeço imensamente pelo feedback, com certeza irei valorizar muito as suas dicas, obrigada pela ótima correção e pelos conselhos!!!!! :D ;)
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