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Dirigido por Todd Philipps, o filme Coringa tem como protagonista um homem que enfrenta muitas barreiras por causa de seu transtorno mental. Fora das telas, a situação aludida não difere da realidade brasileira uma vez que, no país, o estigma associado às doenças mentais também constitui-se como um problema que precisa ser resolvido. Desse modo, faz-se necessário que medidas sejam tomadas devido não só a escassez de conhecimento sobre o assunto por parte da sociedade, mas também ao desprezo do Estado em relação ao tema.
Deve-se destacar, de início, a escassez de conhecimento sobre o assunto por parte da sociedade como um dos complicadores do problema. Isso é evidenciado quando, mesmo vivendo no país com o maior número de depressivos da América Latina, a maioria dos brasileiros ainda apresenta uma visão irreal sobre o tema, chegando a acreditar que os sintomas desse transtorno se resumem a crises de choro de momentos de introspecção. Contudo, esse tipo de pensamento precisa ser extinto, uma vez que gera consequências negativas como, por exemplo, o preconceito que, por sua vez, pode agravar o desiquilíbrio psicológico de sua vítima.
Além disso, o estigma às doenças mentais também está associado ao desprezo do Estado em relação ao tema, fato representado no filme Coringa quando o protagonista da trama precisa encerrar o seu tratamento médico depois de o Governo anunciar um corte de gastos nessa área. Evidencia-se assim o descaso do Estado em relação aos transtornos psicolóhicos, conduta que não se restringe à ficção, mas também afeta os cidadãos sem condições para arcar com um tratamento particular do mundo real.
Assim sendo, é visível que o estigma associado às doenças mentais configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, de modo a combater as visões irreais sobre a problemática, o Ministério da Educação deve implementar nas escolas aulas que expliquem as características dos transtornos mais comuns da sociedade, promovendo assim o conhecimento do cidadão. Somado a isso, o Ministério da Economia deve atuar através da ampliação de recursos que poderão ser utilizados pelo SUS na área da saúde mental. Somente assim, mais pessoas terão acesso à tratamentos, fazendo com que ocorra a minimização do problema comum entre o filme Coringa e a sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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