Diante desse cenário, é válido ressaltar a crucialidade da atuação da família, em consonância com a escola, no combate ao estigma associado aos transtornos mentais. Embora as instituições de ensino sejam responsáveis pela formação acadêmica e crítica do ser, é preciso que os familiares ajam, de maneira intimista, na construção identitária dos jovens. Desse modo, fica claro que, com o intuito de mitigar o aparecimento de pessoas com essas doenças, o âmbito familiar deve buscar meios de obtenção de informação, já que, conforme o filósofo Paulo Freire disse em sua obra " Pedagogia do Oprimido ", a família é opressora na medida em que acredita que a abordagem desses assuntos é restrita à escola, enquanto instrumento socializador secundário. Analisando essa conjuntura, é indispensável que as autoridades governamentais viabilizem o acesso democrático às instruções, as quais permitirão ações mais efetivas na redução dessas patologias.
Além disso, é importante salientar a negligência governamental no que diz respeito às péssimas condições dos centros de reabilitação desses pacientes. Nesse sentido, vale destacar a experiência vivida pelos internados no hospital de Barbacena, caso relatado no livro " Holocausto Brasileiro ", de Daniela Arbex, em que muitos íam ou eram induzidos a ir à instituição psiquiátrica, com objetivo de solucionar distúrbios mentais, como ansiedade e depressão. Entretanto, a estrutura oferecida os tratava de maneira animalizada, além de serem postos em cárcere, e não tinham macas, tratamentos psicológicos e remédios disponíveis. Tal situação foi possibilitada pela indiferença do governo local, o que resultou em mais de 60 mil mortos. Analogamente ao ocorrido, há um esquecimento dessa minoria pelas autoridades, que estudam a retirada do tratamento desses transtornos mentais do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda que isso possa ferir o direito à saúde, assegurado pela Constituição Federal de 1988.
É evidente, portanto, que a articulação de diferentes esferas sociais pode contribuir na diminuição desses distúrbios. Considerando tal afirmativa, urge a necessidade de uma parceria, entre o Ministério da Saúde e empresas privadas, na criação de um programa gratuito, chamado " Se não trata, ela mata ", de atendimento domiciliar, realizado por psicólogos, que detectem portadores de doenças mentais, para que haja um direcionamento no tratamento da patologia. Ademais, o governo deve disponibilizar verba para melhorar a infraestrutura dos locais de reabilitação dos enfermos. Assim, as famílias irão ter acesso aos possíveis cuidados no tratamento de tais enfermidades, indo contra aos ideais de Simão Bacamarte, e promovendo a atenuação do estigma associado às doenças mentais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.