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#57838
A série "13 Reasons Why", pertencente ao catálogo da Netflix, narra a história da protagonista Hannah Baker: vítima de calúnias e bullying na escola, a personagem - que não recebe ajuda dos colegas e nem do Estado - comete suicídio. De maneira análoga, fora da ficção, histórias como a de Hannah são frequentes, principalmente no Brasil, devido ao estigma associado às doenças mentais. Dessa forma, faz-se necessário a discussão desse problema, a fim de combater situações como essa.
Precipuamente, cabe pontuar que a desinformação sobre doenças mentais nos estados brasileiros ocorre, essencialmente, devido à falta de discussão do assunto nas escolas. Segundo Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo, portanto, a escassez sobre a abordagem das doenças mentais nas intuições de ensino brasileiras é, em parte, responsável pela cicatriz deixada pelas doenças mentais na sociedade.
Ademais, a falta de acesso ao tratamento adequado para minimizar esses problemas psíquicos, como consultas frequentes com psicólogos e psicanalistas, corrobora ainda mais a difusão do preconceito com as pessoas que possuem esses problemas psicológicos. Tudo isso retarda a resolução do problema, uma vez que os transtornos mentais são vistos pela sociedade como "frescura".
Assim, medidas são necessárias para conter o avanço dessa desse problema na sociedade contemporânea. Cabe ao Governo Federal, por meio do MEC, incluir na Base Comum Curricular uma disciplina voltada ao debate das doenças mentais, por meio de palestras de profissionais na área, que visem conscientizar os estudantes sobre a real proporção desses problemas, a fim de promover o entendimento correto dos jovens em relação a esse assunto. Assim sendo, tais medidas evitarão finais trágicos como o de Hannah.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 115

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 175

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#58763
Oi, @Cleverson! Aqui está sua correção :D

Legenda:
Erros
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Redundante
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Comentários


A série "13 Reasons Why", pertencente ao catálogo da Netflix, narra a história da protagonista Hannah Baker: vítima de calúnias e bullying na escola, a personagem - que não recebe ajuda dos colegas e nem do Estado - comete suicídio. De maneira análoga (acredito que só o Fora da ficção já seria suficiente; esse De maneira análoga pode até dar brecha para uma possível inadequação coesiva, na verdade), fora da ficção, histórias como a de Hannah são frequentes, principalmente no Brasil, devido ao estigma associado às doenças mentais. Dessa forma, faz-se necessário necessária (1) a discussão desse problema, a fim de combater situações como essa.

Erros sinalizados:
necessário:
erro de concordância nominal. Adjetivos em geral, quando seguidos de determinantes de gênero - nesse caso, o artigo a -, devem ser flexionados para concordar com esse determinante. Aqui, por você ter dito a discussão, o correto seria necessária.

Sobre o parágrafo: ótima introdução! Repertório contextualizado na medida certa e apenas um desvio, parabéns! Entretanto, gostaria de te dar uma dica: para mostrar um projeto de texto, fator preponderante na nota da terceira competência, é interessante que você cite pelo menos os dois argumentos/tópicos que serão tratados no seu texto. No seu caso seriam a desinformação e a falta de acesso ao tratamento.


Precipuamente, cabe pontuar que a desinformação sobre doenças mentais nos estados brasileiros ocorre, essencialmente, devido à falta de discussão do assunto nas escolas. Segundo Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo, portanto, a escassez sobre a de (2) abordagem das doenças mentais nas intuições de ensino brasileiras é, em parte, responsável pela cicatriz deixada pelas doenças mentais na sociedade.

Erros sinalizados:
sobre a:
erro de regência nominal. A palavra escassez deve ser seguida pela preposição de.

Sobre o parágrafo: desenvolvimento bastante enxuto. Ao meu ver, você só citou o problema e trouxe um repertório, sem desenvolver uma argumentação realmente. De que forma essa desinformação ocorre? Como, realmente, ela se relaciona com o problema? Por que ela acontece? Quais as causas? E as consequências? Detalhe um pouco mais a sua argumentação. Tente usar o seguinte formato para os desenvolvimentos:

tópico frasal (apresentação da ideia central do parágrafo) → repertório (conhecimento interdisciplinar legitimado e relacionado ao tópico frasal) → contextualização do repertório dentro do tópico frasal/detalhamento da argumentação/discussão sobre o problemafechamento do parágrafo.


Ademais, a falta de acesso ao tratamento adequado para minimizar esses problemas psíquicos, como consultas frequentes com psicólogos e psicanalistas, corrobora ainda mais a difusão do preconceito com as pessoas que possuem esses problemas psicológicos. Tudo isso retarda a resolução do problema, uma vez que os transtornos mentais são vistos pela sociedade como "frescura".

Sobre o parágrafo: mesma situação do parágrafo anterior + falta de um repertório que comprove seu ponto de vista. Não consegui identificar um projeto de texto na sua redação. C3 bem prejudicada.

Assim, medidas são necessárias para conter o avanço dessa desse problema na sociedade contemporânea. Cabe ao Governo Federal (agente), por meio do MEC (meio um tanto vago), incluir na Base Comum Curricular uma disciplina voltada ao debate das doenças mentais (ação), por meio de palestras de profissionais na área (meio), que visem conscientizar os estudantes sobre a real proporção desses problemas (detalhamento redundante), a fim de promover o entendimento correto dos jovens em relação a esse assunto (efeito). Assim sendo, tais medidas evitarão finais trágicos como o de Hannah (fechamento do parágrafo + detalhamento por efeito do efeito).

No geral, seu texto possui apenas (2) desvios, 200 na C1. Possui repertórios, ainda que poucos e somente um deles seja bem produtivo, e domina o tema e o gênero dissertativo-argumentativo, 180 na C2. Argumentação um tanto vaga demais e projeto de texto pouco visível, 80 na C3.Repertório coesivo diversificado com repetições pontuais e sem partes desconectadas, 200 na C4. Proposta de Intervenção com os cinco elementos, 200 na C5.

Peço que preste atenção nos erros citados e nas dicas que te dei, mais um pouco e você chega ao 1000. Espero que tenha te ajudado! :D Aguardo suas próximas redações.

NOTA
C1: 200
C2: 180
C3: 80
C4: 200
C5: 200
= 860

NathaliaLima , olá, boa-noite! irei corrig[…]

Anninha , olá, boa-noite! irei corrigir su[…]

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MoniqTorres , olá, boa-noite! posso corrig[…]

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