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#57642
Na Grécia Antiga, os criminosos e escravos eram marcados por ferro em brasa. Nos dias atuais as pessoas são marcadas por preconceito e desinformação, visto que, de acordo com dados da OMS mais de 11 milhões de brasileiros têm depressão. Dessa forma, em razão da falta de debate e da pressão social emerge um problema complexo que precisa ser revertido.
Primeiramente, destaca-se o silenciamento como uma das causas. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. No entanto, sua máxima é contrariada, já que as doenças mentais da sociedade brasileira é um problema pouco debatido, deixando a população desprovida de informações, dificultando assim, sua resolução, tendo como consequência uma alta taxa de pessoas com depressão.
Em segundo plano, outra causa para configuração da problemática é a pressão gerada por parte da sociedade. Segundo o pensador Vygotsky, o indivíduo é fortemente influenciado pelo meio social em que está inserido. Sob essa perspectiva, é lícito afirmar que as pessoas são pressionadas a seguir rótulos e padrões. Tal quadro acontece, uma vez que muitos acreditam precisar ter o corpo perfeito, ser ligado e expor uma vida aparentemente maravilhosa nas redes sociais gerando insegurança e insatisfação. Sendo esses os principais estigmas associados às doenças mentais é preciso intervir.
Diante dos argumentos supracitados, uma intervenção faz-se necessária, para isso cabe ao MEC, juntamente com as escolas, divulgar informações, por meio de palestras e rodas de conversa abertas a comunidade. Além de contar com a presença de especialistas no assunto para maior engajamento, a fim de que mais pessoas sejam concsientizadas e entendam a seriedade da problemática, ajudando na sua resolução. Assim, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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