Em primeira analise a lacuna educacional mostra-se como um empecilho a resolução do impasse. De acordo com o filósofo Schopenhauer, o limite do campo de visão de uma pessoa determina seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra causa do problema:Se as pessoas não tem acesso a informação séria sobre as doenças mentais na sociedade brasileira, terão sua visão limitada o que impossibilita a erradicação do problema.
Ademais,outra dificuldade encontrada é a falta de empatia. Na obra Modernidade líquida Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influênciada pelo individualismo. Sob essa ótica, a tese do sociólogo infelizmente pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira no que tange ao tema. Essa liquidez flui sobre à questão do estigma associado às doenças mentais, o que dificulta sua resolução.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para que isso ocorra, o MEC deve promover uma campanha por meio das instituições de ensino e das mídias sociais, essa campanha deve contar com a presença de especialistas no assunto com a produção de debates e esclarecimentos. Espera-se com a adoção de tais medidas trazer mais lucidez ao tema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.