Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#55534
O estigma associado ás doenças mentais na sociedade brasileira.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil possui níveis alarmantes de doenças mentais. Assim mesmo após avanços consideráveis na psicologia e psiquiatria, nota-se que o estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira, é um grave problema, devido ao tabu relacionado aos problemas mentais, e também pela dificuldade de aceitação por parte do próprio indivíduo.

Convém ressaltar, a princípio, que o tabu relacionado aos problemas mentais é o fator determinante para a permanência da problemática. Logo, assim que na Idade Média, que encaravam tal fato como punição divina, as pessoas com transtornos mentais eram aprisionadas ou mortas. Assim como nossa sociedade atual que continua a aprisionar a população atingida de modo indireto, afastando-a de atividades sociais, por exemplo, por conta da cicatriz já deixada dos séculos passados.

Outro ponto relevante é a dificuldade de aceitação do problema em si mesmo. De acordo com Oscar Wilde “Somos nosso próprio demônio, e fazemos desde mundo nosso próprio inferno”. Com o fito de as próprias pessoas criam medos, inseguranças e vergonha do que passam, e preferem conviver e lidar com a doença sem procurar ajuda, com receio do que perder cargos, ou até status sociais.

Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o CAPS( Centros de atenção Psicossocial), em parceria com o governo, promova projetos afim de orientar as pessoas em relação ao estigma das doenças mentais, por meio de palestras ou propagandas, de modo que atinja o maior número de pessoas, seja em escolas e empresas. Nesse sentido, o intuito de tal medida deve é educar o pensamento que a sociedade tem em relação ao assunto, e orientar as pessoas que passam por esse problema a procurarem ajuda. Além dessa, outas medidas devem ser tomadas, porém, de acordo com Oscar Wilde, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#57618
Erros
Parcialmente correto
Correto


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil possui níveis alarmantes de doenças mentais (Contextualização). Assim mesmo após avanços consideráveis na psicologia e psiquiatria, nota-se que o estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira faça pertinência ao tema, é um grave problema, devido ao tabu relacionado aos problemas mentais, e também pela dificuldade de
aceitação
por parte do próprio indivíduo. (Bases argumentativas)
Obs. a vírgula está errada, sendo destacada pelo vermelho

Convém ressaltar (conectivo entre parágrafos), a princípio, que o tabu relacionado aos problemas mentais (Tópico-frasal) é o fator determinante para a permanência da problemática Os argumentos complementares deveriam está nesse local. Logo, assim que na Idade Média, que encaravam tal fato como punição divina Faltou especificar, as pessoas com transtornos mentais eram aprisionadas ou mortas (repertório legitimado). Assim como nossa sociedade atual que continua a aprisionar a população atingida de modo indireto Como ela faz isso?, afastando-a de atividades sociais, por exemplo, por conta da cicatriz já deixada dos séculos passados. O parágrafo não foi finalizado corretamente
Obs. "Assim que" é um erro de coesão

Outro ponto relevante é a dificuldade de aceitação do problema em si mesmo (Tópico-frasal). De acordo com Oscar Wilde “Somos nosso próprio demônio, e fazemos desde mundo nosso próprio inferno” (Repertório). Com o fito de as próprias pessoas criam medos, inseguranças e vergonha do que passam, e preferem conviver e lidar com a doença sem procurar ajuda, com receio do que perder cargos, ou até status sociais. (Argumentos complementares) Parágrafo incompleto
Obs. o tema está propondo que se comente sobre os preconceitos que a sociedade impõe para as pessoas que sofrem doenças mentais, desse modo aconteceu uma fuga do tema principal, pois você responsabilizou o individuo, acredito que essa temática ficaria adequada se fosse utilizada como um argumento complementar do que como argumento principal

Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o CAPS( Centros de atenção Psicossocial) (Agente), em parceria com o governo, promova projetos (Ação) Como seriam eles? afim a fim de orientar as pessoas em relação ao estigma das doenças mentais, por meio de palestras ou propagandas (Meio/modo), de modo que atinja o maior número de pessoas, seja em escolas e empresas. Nesse sentido, o intuito de tal medida deve é educar o pensamento que a sociedade tem em relação ao assunto, e orientar as pessoas que passam por esse problema a procurarem ajuda (Finalidade). Além dessa, outas medidas devem ser tomadas, Quais seriam? porém, de acordo com Oscar Wilde, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.

Competência 1
estrutura sintática regular e alguns desvios.

Competência 2
abordagem completa do tema e 3 partes do texto (nenhuma delas são embrionária: introdução, argumentação e conclusão) e repertório legitimado E pertinente ao tema, MAS com uso improdutivo.

Competência 3
Projeto de texto com algumas falhas E desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões.

Competência 4
Presença regular de elementos coesivos inter E intraparágrafos

Competência 5
4 elementos válidos
#57620
O que comprometeu o sua redação foi o projeto de texto e o desenvolvimento das argumentações. Então antes de escrever a redação monte um projeto de texto definindo qual será o seu repertório e em quais parágrafos você vai usar, além de escolher seus argumentos principais e complementares e se possível já escolha a proposta de intervenção separando o Agente, ação, detalhamento, meio/modo e finalidade. Tudo isso antes de escrever os parágrafos. Espero ter ajudado e bons estudos ;)

A saúde é um direito humano, ao qua[…]

A saúde é um direito humano, ao qua[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Para a pensadora Hannah Arendt, "a essê[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM