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#55334
Na série americana, "13 Reasons Why", Hanna procura ajuda com o orientador escolar, que trata a depressão da jovem como uma mera e passageira fase, não dando o suporte necessário. De forma análoga à realidade brasileira, o estigma relacionado às doenças mentais é um problema na vida de diversos cidadãos, tanto pela falta de auxílio, quanto pela ridicularização sofrida.
Em primeira análise, vale citar parte do Art. 196 da Constituição Federal do Brasil: "A saúde é direito de todos e dever do Estado [...]". Contrariando tais palavras, o auxílio estatal oferecido àqueles com mentalmente doentes é cada vez menor. Segundo o jornal, "O Globo", o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, encerrará os programas de saúde mental do SUS (Sistema Único de Saúde) , prejudicando muitos brasileiros.
Ainda convém citar Voltaire; segundo ele, preconceito não passa de opinião sem conhecimento. Sendo assim, é possível entender que a falta de conhecimento sobre doenças mentais é um grande motivador para o preconceito relacionado à elas. O pensamento de que todo aquele mentalmente doente é "louco" colabora para esse estigma.
Por fim, cabe ao Governo Federal uma maior e mais proporcional distribuição de verbas destinadas à saúde mental, além da criação de campanhas dentro das escolas, por meio de palestras feitas por voluntários e profissionais da saúde, garantindo, assim, um auxílio estatal e apoio social desde cedo aos brasileiros mentalmente doentes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#55358
Na série americana, "13 Reasons Why", Hanna procura ajuda com o orientador escolar, que trata a depressão da jovem como uma mera e passageira fase, não dando o suporte necessário. De forma análoga à realidade brasileira, o estigma relacionado às doenças mentais é um problema na vida de diversos < evite esse tipo de termo] cidadãos, tanto pela falta de auxílio, quanto pela ridicularização sofrida.

Em primeira análise, [faltou apresentar o argumento primeiro] vale citar parte do Art. 196 da Constituição Federal do Brasil: "A saúde é direito de todos e dever do Estado [...]". Contrariando tais palavras, o auxílio estatal oferecido àqueles com mentalmente doentes é cada vez menor. Segundo o jornal, "O Globo", o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, encerrará os programas de saúde mental do SUS (Sistema Único de Saúde), [pode escolher o nome ou a sigla] prejudicando muitos brasileiros. [faltou argumentação e arrematação]
* Muito repertório e pouca argumentação
* Poderia usar apenas um repertório, argumentar sobre ele e arrematar o parágrafo


[faltou conectivo e apresentar o argumento que iria desenvolver] Ainda convém citar o escritor Voltaire; segundo ele, preconceito não passa de opinião sem conhecimento. Sendo assim, é possível entender que a falta de conhecimento sobre doenças mentais é um grande motivador para o preconceito relacionado à elas. [faltou conectivo] O pensamento de que todo aquele mentalmente doente é "louco" colabora para esse estigma.
* Falta organizar suas ideias na estrutura: apresentar o argumento + repertório + argumentação + arrematação

Por fim, [faltou arrematar o tema aqui] cabe ao Governo Federal uma maior e mais proporcional distribuição de verbas destinadas à saúde mental, além da criação de campanhas dentro das escolas, por meio de palestras feitas por voluntários e profissionais da saúde, garantindo, assim, um auxílio estatal e apoio social desde cedo aos brasileiros mentalmente doentes.
* Intervenção completa

Espero ter ajudado! :D
#55972
Concordo com quase 100% das observações da @jherodrigues. Minha única discordância é em relação à proposta de intervenção, que, pela minha análise, só tem quatro dos cinco elementos necessários:
Por fim, cabe ao Governo Federal (agente) uma maior e mais proporcional distribuição de verbas destinadas à saúde mental (ação), além da criação de campanhas dentro das escolas (ação), por meio de palestras feitas por voluntários e profissionais da saúde (meio), garantindo, assim, um auxílio estatal e apoio social desde cedo aos brasileiros mentalmente doentes (finalidade).
Para mim, faltou o detalhamento.

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