Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#55253
No documentário "Slenderman: pesadelo sem rosto" da HBO, é retratado o drama das famílias de duas adolescentes condenadas por matar uma amiga em comum, com a intenção de agradar uma suposta criatura chamada Slenderman. Ao longo do filme, é revelada parte da infância de uma das meninas e a anormalidade presente em certas atitudes e alguns padrões de comportamento. Por trás das câmaras, fica claro que a realidade apresentada no documentário pode ser relacionada àquela do século XXI no Brasil: o desconhecimento do assunto pela maioria da população e a diminuta procura pelos serviços de atendimento à saude mental como causa e efeito, respectivamente, do estigma desse tipo de doença.
Em primeiro lugar, é importante destacar a desinformação presente no imaginário popular da sociedade brasileira. Segundo um estudo realizado pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde.Mentao da USP, 98% da população não sabe os principais sintomas de uma depressão e 95% não conseguem diferenciar um estado momentâneo de raiva e um surto borderline, sendo que nessa mesma pesquisa consta que 90% das pessoas conhecem as doenças mentais apenas como um grupo de males definidos como "psicoses" na Ciência Médica. Assim, nota-se a falta de informações concretas do povo como fator que gera o estigma da "loucura", associado erroneamente pelos mais leigos às diferentes psicopatologias existentes no ser humano.
Consequentemente, há a pequena procura por atendimentos médicos na área psiquiátrica. No Brasil, dados oficiais do Ministério da Saúde apontam para a maioria dos casos de suicídio por depressão grave como tendo origens na falta de consultas e diagnósticos prévios dos pacientes acometidos. Paralelamente, outro estudo, dessa vez feito pela Universidade Oxford, mostra que o nível de autoestima na população em geral caiu nas últimas décadas em pelo menos 50%. Logo, a falta de amor próprio predispõe o indivíduo afetado à crença em estigmas sociais vigentes, piorando a sua condição.
Portanto, é mister que sejam tomadas providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização do povo brasileiro acerca dos estigmas associados às doenças mentais e o estimulo à ida ao psiquiatra, urge que o Ministério da Educação e Cultura implemente, por meio das instituições educacionais e de seus corpos discentes, campanhad publicitárias que informem as comunidades locais a respeito dos sintomas das principais psicopatologias e da importância da procura de um médico. Não só, informem também sobre o valor da empatia com o próximo. Com isso, será possível viver em um mundo com diversas faces e sorrisos, ao invés de um pesadelo sem rosto.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Desigualdade social

Delys , com certeza❤ se precisar pode chamar.

A chamada Geração Z formada pelos jo[…]

A história brasileira é marcada por […]

A situação atual do trabalho dom&eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM