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#55048
O sociólogo francês, Pierre Bourdieu, determinou o conceito de violência simbólica. Essa violência acontece através de um corpo social sem coação física, causando danos morais ou psicológicos. Pessoas que possuem doenças mentais são alvo de violências simbólicas diariamente. O preconceito em relação à essas é evidente e recorrente na sociedade brasileira contemporânea devido à falta de informação.
Em primeiro lugar, grande parte do preconceito é gerada pela desinformação. A Organização Mundial da Saúde ( OMS), classifica a saúde como o bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças. Porém, uma parcela da população desconsidera o bem estar mental, validando somente o físico. Além disso, doenças mentais não são abordadas pelas escolas e veículos de informação. Dificultando a democratização destes conhecimentos e a redução dos estigmas.
Ademais, visões que validam apenas o próprio ponto e desconsideram os outros, dificultam a redução de estigmas. Segundo o cientista Albert Einstein, “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.” Visões etnocêntricas alimentam o senso comum e esse alimenta os julgamentos e discriminações.
Portanto, para reduzir o preconceito em relação à doenças mentais, o MEC em parceria com o Ministério da Saúde deve criar projetos de conscientização nas escolas, por meio de palestras com psiquiatras e psicólogos. Para assim, naturalizar as doenças mentais e buscar a redução do preconceito, promovendo a naturalização de doenças mentais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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