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#54944
No livro "Os 13 porquês", conta a história de uma jovem chamada Hannah que sofre de depressão e se nega a procurar ajuda profissional e aceitar a sua condição, o que a leva à cometer suicídio. O livro retrata de maneira análoga, a realidade de muitos brasileiros, onde a grande maioria sofre com os estigmas criados pela sociedade em relação ás doenças mentais, seja tanto pelo preconceito, quanto pela desigualdade socioeconômica de pessoas que não possuem condições necessárias para cuidar de sua saúde mental.
Atualmente no Brasil, mais de 11,5 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo assim, o país mais depressivo da América Latina - segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentro deste cenário, é importante enfatizar a falta de empatia da população em relação às pessoas que sofrem de transtornos mentais, onde a grande maioria quando ouve falar em "saúde mental" ou "doenças mentais", rotulam esses indivíduos como "loucos" ou até mesmo pensam que a manifestação desses transtornos mentais é "frescura". Isso faz com que essas pessoas que sofrem desses problemas hesitem em procurar ajuda profissional e se tratar, o que agrava essa problemática.
Outrossim, é imperativo destacar a desigualdade socioeconômica que muitos enfrentam, segundo o Índice de Gini - índice que mede o grau de desigualdade em um país - o Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo. Fator esse, que acentua o problema apresentado, onde muitas pessoas que possuem doenças mentais graves não tenha condições de cuidarem adequadamente da sua saúde mental e tendo acesso apenas a tratamentos precários ou nem mesmo isso.
Evidencia-se portanto, a necessidade de medidas interventivas para conter esses problemas. Para isso, o governo deve investir em regiões menos favorecidas economicamente, para promover o acesso gratuito e de qualidade a centros de tratamentos mentais em todo o território nacional. As instituições de ensino também devem investir em projetos e trabalhos escolares para informar os seus descentis a importância da saúde mental para a sociedade. Além disso, cabe ao Ministério da Saúde promover campanhas para conscientizar a população sobre a relevância de manter uma mente saudável. Com isso, o Brasil pode, gradativamente, mudar os dados expostos pela Organização Mundial da Sáude.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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