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#54767
Ao afirmar, em sua célebre canção " o tempo não para", o grande poeta e compositor Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre o futuro e o passado. Dessa forma, ele está correto, visto que as marcas associadas as doencas mentais, não é rara. Nesse sentido, fica evidente que os estigmas persistem na sociedade, seja pelo preconceito, seja por uma enraizada negligência governamental com os portadores de diversas doenças mentais.
Sob essa perspectiva, é importante enfatizar que o preconceito e o desconhecimento sobre essas doenças, é uma das razões para ainda serem vistas com um olhas cruel por parte dos indivíduos. Nessa óptica, na obra ensaio sobre a cegueira, de José Saramago ele relata que " é preciso cergarem-se todos para que possam, assim enxergar a essência do indivíduo". De maneira análoga, a sociedade brasileira prefere cegar- se para os problemas enfrentados pelo próximo, contribuindo assim com o enraizamento do desconhecimento, que por si só gera o preconceito. Dessa forma, é inaceitável quem em pleno século xxi, ainda perpetue essa falta de conhecimento e este olhar preconceituoso a respeito dos transtornos mentais.
Além disso, a negligência governamental também é um pilar para que esse estigma se mantenha na nação brasileira. Nesse sentido, Hannah Arendt, filósofa política alemã, aforma que " o ser humano é capaz de realizar ações inimagináveis e até mesmo naturaliza-las". Sob esse viés, a negligência governamental é tão grande, que para muitos já se tornou algo naturale sem conserto, com raízes imutáveis na sociedade. Contudo, o governo e a nação tendem a mascarar este fato tão alarmante.
Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias para que esse estigma possa ser cada vez mais mitigado. Para tanto, o ministério da educação, em conjunto com o ministério da saúde, deve criar um programa de acolhimento para os indivíduos que possuem transtornos mentais, com psicólogo, terapeuta, para que seja difundido em todo o território brasileiro, afim de que ocorra uma divulgação e naturalização do conhecimento a cerca do assunto e um acompanhamento dos indivíduos que o possuem. Desse modo, somente assim é possível que o preconceito e a negligência estabelecida pelo estado, diminua e que as cicatrizes deixadas por elas sarem.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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