Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#54241
Em nosso país, muito se debate hoje em dia, sobre a saúde mental. Esse assunto ainda é tratatado com um receio muito grande, devido ao preconceito enraizado em nossa sociedade. É nítido que desde séculos passados as pessoas não falavam e até tratavam como algo anormal e bizarro. Atualmente vem sendo conversado mais e diminuindo assim diversas imagens erradas sobre esse cuidado tão importante.
No filme de aventuras, Alice país da maravilhas, dos estúdios Walt Disney, o personagem Chapeleiro Maluco é chamado por todos da trama de maluco, simplesmente por falar o que pensa sem medo de opiniões diferentes, fazendo assim uma crítica a todos aqueles que deveriam agir e falar o que querem. Entretanto, mais da metade da população não faz isso , trazendo diversos problemas como ansiedade e depressão. Demorando a procurar ajuda , causado pelo medo de não ser compreendido, ridicularizado por pessoas que não conhecem esse problema.
Deixando algo de extrema importância a ser visto , pois a falta de informação sobre saúde psicológica é o que dificulta a busca por socorro daqueles que precisam. A família e as escolas também não agem de forma correta , ao não perceberem como é sério os danos, deixando de lado por "birra" da criança ou "mal criação" do adolescente.
Por isso é de obrigação do Estado, que o Ministério da Saúde passe a realizar por meio de campanhas a importância desse descaso que vem ocorrendo. Além de palestras nas escolas com psicólogos e psiquiatras para acabar com esse preconceito com o desconhecido, e todos passarem a agir como o Chapeleiro Maluco e com Responsabilidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#54246
Em nosso país, muito se debate hoje em dia, (não é necessário a vírgula) sobre a saúde mental. Esse assunto ainda é tratatado com um receio muito grande, devido ao preconceito enraizado em nossa sociedade. É nítido que desde séculos passados as pessoas não falavam e até tratavam como algo anormal e bizarro. Atualmente vem sendo conversado mais e diminuindo assim diversas imagens erradas sobre esse cuidado tão importante.

Nesse primeiro parágrafo, você usou o ''nosso', que deve ser evitado, é mais recomendado usar a terceira pessoa do singular/plural. Então, evite de usar a primeira pessoa do singular e plural. A sua tese não está explicita, o que deveria estar na introdução, já que é a ideia central do seu texto e vai ajudar a você organizar o resto do texto. Além que eu senti falta de uma contextualização maior, como com uma alusão histórica ou citação de filme/série/música, ou outra área do conhecimento.

No desenvolvimento, também há a falta de conectivos, o que faz que o texto acabe não fluindo muito bem. E novamente, a falta de tese me fez sentir perdida nos parágrafos de desenvolvimento.

Por isso é de obrigação do Estado, que o Ministério da Saúde passe a realizar por meio de campanhas a importância desse descaso que vem ocorrendo. Além de palestras nas escolas com psicólogos e psiquiatras para acabar com esse preconceito com o desconhecido, e todos passarem a agir como o Chapeleiro Maluco e com Responsabilidade.

Na intervenção, também não há uma retomada do assunto no início, que é necessária. No trecho: ''... passe a realizar por meio de campanhas...'', a regência verbal do verbo realizar é o que, então a frase fica confusa ao você usar por meio. Ficaria melhor algo como: ''... que o Ministério da Saúde passe a realizar campanhas para informar a importância dos problemas mentais...''. Tendo assim um detalhamento na conclusão, também.

Tem alguns poucos erros de gramática, mas creio que seja pela falta de revisão, mas é algo a ver. Então, você deve melhorar no quesito de elaborar uma tese e a proposta de intervenção.
Toda proposta de intervenção tem que ter esses elementos: ação, agente, meio e finalidade, além do detalhamento.

Ainda sou uma iniciante na correção, mas espero ter ajudado você de alguma forma. Boa noite e bons estudos!

Parabéns, duanalin ! Não é[…]

(primeiramente, obrigada por dedicar seu tempo cor[…]

Espero que Corrijam minha dissertaçã[…]

A série de televisão "os 13 por[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM