Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#53803
O livro “cidadãos de papel” escrito pelo escritor e jornalista Gilberto Dimenstein, coloca em ressalte a situação de desigualdade na sociedade brasileira, afim de mostrar o ponto de vista dos “regados” pessoas que fogem dos padrões exigidos pela sociedade, e mostra o cotidiano em meia uma população preconceituosa. Deste modo, essa análise se sobrepõe na vigente sociedade, já que a ignorância sobre assuntos abordando estigmas mentais na sociedade brasileira é um dos principais problemas para um entendimento sobre o tema no país. Diante desse incauto, faz-se imperiosa a análise de fatores que favorecem esse quadro para buscar soluções consideráveis.


Primordialmente, esclarecer para entender que o problema de estigmas mentais no Brasil percute na forma como a educação e o compreendimento é e vem sendo abordados pela população. Nesse sentido, a falta de medidas por parte dos órgãos políticos responsáveis pelo sistema educacional e meios comunicativos do Brasil, que tem como objetivos fornecer condições para o conhecimento dos jovens e crianças, que não tem dado devida ênfase no assunto sobre doenças mentais na atualidade, é o agravante que impulsiona a ignorância populacional para esse caso. Também, é nítida a falta de conscientização sobre o assunto no meio escolar, visando como uma educação precária e sem estrutura adequada para o entendimento relacionado a doenças no país, o que contribui com a ignorância, que não apenas doenças físicas merecem ser tratadas, mas as mentais.


Ademais, o título de “Doenças mentais” é um contexto menosprezado pela sociedade, visto que, quando se pensa em doenças mentais os ouvintes já criam ideias erradas sobre os indivíduos que as tem, o que de fato é deverá ansioso, já que nem sempre quem as tem são irresponsável e (desvairados) como descritos em filmes e séries. Além disso, o modo como a saúde pública e privadas tem sido compartilhada para os indivíduos(portadores de doenças mentais) ainda é uma recorrente problemática em meio ao século XIX. Por outro lado, a ausência de infraestrutura para condições de tratamento os coloca ainda mais em uma situação perigosa.


Portanto, cabe o governo brasileiro e outros conjuntos do sistema de saúde criar alternativas viáveis para a solução do problema. Entre elas, a inclusão de medidas motivadoras como campanhas e a partilhar informações sendo no meio digital onde se encontra o público jovem ou em anúncios de TV e rádio para conscientizar sobre os riscos das doenças mentais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

O Bullying

Debate se muito correntemente que a prática[…]

Combate ao tráfico humano no Brasil O tr&a[…]

educação à distância

EAD A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988,[…]

O mundo não terminava onde os céus e[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM