Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#53709
O filme "Um Ato de Coragem" traz a história de um pai que torna pessoas reféns em um hospital visando a disponibilidade de um transplante para o filho, que possui uma doença gravíssima. Nesse contexto, ora por má influência midiática, ora por retrógrada mentalidade social, a realidade brasileira se assemelha com a desta narrativa, onde a precariedade do sistema de saúde é preocupante, agravando ainda mais o desleixo com a saúde mental no país, o que exige urgente reflexão.
Em primeira análise, é imprescindível destacar o impacto das desinformações transmitidas pela mídia nacional na vida dos brasileiros, afetando gravemente o cotidiano nacional, gerando uma série de consequências como, por exemplo, a busca pelo corpo ou pela vida perfeita. Segundo Wesley D'Amico, poeta e artista plástico, "É muito fácil perder o sabor da vida quando se come muita informação estragada". Diante dessa perspectiva, a imprensa nacional têm influenciado cada vez mais os brasileiros a se desvalorizarem, fazendo com que o pensamento principal seja o de inferioridade e incapacidade, tornando-se impossível viver uma vida saudável por conta do aumento pela perfeição.
Outrossim, também vale ressaltar o preconceito estagnado de parcela da sociedade brasileira, o que desvaloriza a problemática social. De acordo com a escritora estadunidense Maya Angelou, "O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível". Diante disso, se parte da população continuar com tamanho pensamento arcaico, desvalorizando as doenças mentais de tal maneira, aqueles que sofrem com esses problemas temerão ao procurarem por ajuda, afetando ainda mais a saúde psicológica de cada um.
Portanto, nota-se a necessidade de medidas interventivas que busquem amenizar o quadro refletido pelos distúrbios mentais. Para tanto, cabe a mídia influenciar as pessoas a se valorizarem e buscarem ajuda, demonstrando apoio e solidariedade a população afetada. Ademais, cabe ao Governo, por meio do Ministério da Saúde, órgão responsável pela administração da saúde no país, promover programas de conscientização e consultas psicológicas gratuitas, além de capacitar novos profissionais que auxiliem no combate às doenças, incentivando o público a cuidar de si e, consequentemente, acabar com o tamanho preconceito. Só assim caminharemos para possibilidade de reverter o cenário refletido pelo filme "Um Ato de Coragem" no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

"O cidadão invisivel" trata da de[…]

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaraç&ati[…]

Na obra "Utopia", do escritor inglê[…]

Bom dia, vou colocar aqui os pontos q vc pode melh[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM