em seu artigo 6°, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem sido refletida na realidade quando se observa o estigma em relação às doenças mentais. Diante dessa perspectiva, faz- se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Deve-se ressaltar a insuficiência das medidas governamentais para garantir a saúde mental da população. Com isso,apenas uma pequena parcela das pessoas tem acesso a esse recurso. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como quebra do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é algo evidente no país.
Ademais, a ignorância da sociedade em contraste aos portadores de doenças mentais beneficia essa situação.Nesse sentido, é possível observarmos a utilização de palavras que são atribuídas a condições psicológicas, como retardado e dislexo, sendo usadas de forma pejorativa para representar xingamentos, fortalecendo o problema da estigmatização. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Por isso, é fundamental que medidas sejam tomadas por meio da união de órgãos públicos com iniciativas privadas, buscando melhorar sua eficiência. O ministério da saúde deve investir na aplicação e fiscalização de leis já existentes, deve também usar dessas parcerias privadas para fornecer campanhas que visem conscientizar os brasileira para que o artigo 6 e o "contrato social" de John Locke sejam cumpridos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.