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#53595
Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto, do clássico livro "O triste fim de Policarpo Quaresma", sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. Entretanto, a precária estrutura ofertada para indivíduos com doenças mentais torna o país ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Nesse sentido, seja pela negligência governamental, seja pela falta de incentivo pela população, o descaso com as doenças psicológicas continua, afetando uma significativa parcela populacional.

Em primeira análise, o descaso estatal com doenças que causam transtornos mentais mostra-se um desafio às pessoas que sofrem de tal transtorno, uma vez que poucos recursos são destinados pelo Estado para à criação de estruturas especializadas nesse público. De acordo com dados divulgados pela "Organização Mundial da saúde", mais de 11,5 milhões de brasileiros têm depressão, e o Brasil já se tornou o país mais depressivo da América latina. Consoante a isso, faz-se mister que o Estado invista minimamente na criação de estruturas especializadas nesse arranjo.

Somado a isso, a falta de incentivo ao governo pela população de pessoas com transtornos mentais dificulta na execução de melhorias para a resolução desse quadro deletério. Segundo jornalista irlandês Georg Bernad Shaw " o processo é impossível sem mudanças". Analogamente, reivindicações da sociedade pela criação de suporte físico para esse público são necessárias para a realização de mudanças nessa área.

Portanto, o estigma associado a doenças mentais, no Brasil, apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário urge que o Estado invista, por meio de verbas governamentais, na criação de clínicas especializadas em doenças mentais, a fim de entregar melhor suporte físico para as pessoas de qualquer classe social, para que o tecido social se desprenda desse tabu. E ainda, cabe a população promover manifestações, através de abaixo-assinados direcionados ao governo, com intuito de pressionar na criação de estruturas especializadas nesse público, com objetivo de tratar esse empecilho que acaba refletindo de forma negativa o cotidiano brasileiro. Outras medidas devem ser tomadas, mas, como disse Oscar Wilde :" o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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