Em primeira análise, o descaso estatal com doenças que causam transtornos mentais mostra-se um desafio às pessoas que sofrem de tal transtorno, uma vez que poucos recursos são destinados pelo Estado para à criação de estruturas especializadas nesse público. De acordo com dados divulgados pela "Organização Mundial da saúde", mais de 11,5 milhões de brasileiros têm depressão, e o Brasil já se tornou o país mais depressivo da América latina. Consoante a isso, faz-se mister que o Estado invista minimamente na criação de estruturas especializadas nesse arranjo.
Somado a isso, a falta de incentivo ao governo pela população de pessoas com transtornos mentais dificulta na execução de melhorias para a resolução desse quadro deletério. Segundo jornalista irlandês Georg Bernad Shaw " o processo é impossível sem mudanças". Analogamente, reivindicações da sociedade pela criação de suporte físico para esse público são necessárias para a realização de mudanças nessa área.
Portanto, o estigma associado a doenças mentais, no Brasil, apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário urge que o Estado invista, por meio de verbas governamentais, na criação de clínicas especializadas em doenças mentais, a fim de entregar melhor suporte físico para as pessoas de qualquer classe social, para que o tecido social se desprenda desse tabu. E ainda, cabe a população promover manifestações, através de abaixo-assinados direcionados ao governo, com intuito de pressionar na criação de estruturas especializadas nesse público, com objetivo de tratar esse empecilho que acaba refletindo de forma negativa o cotidiano brasileiro. Outras medidas devem ser tomadas, mas, como disse Oscar Wilde :" o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.