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#53497
Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo durante o período da ditadura no país, estava certo ao dizer: "O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós." Nesse sentindo, O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira se apresenta como um dos nós a serem desatados. Por esse ângulo, seja pela negligência estatal, seja pela idealização de saúde mental mostrada pelas redes sociais, o descaso continua, afetando de forma negativa o cotidiano brasileiro.

Sob esse viés, o descaso governamental com o tratamento de patologias mentais mostra-se um desafio aos doentes, uma vez que poucos recursos são destinados pelo Estado na criação de novas linhas de tratamento e reintrodução social. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão. Consoante a isso, faz-se mister que o Estado invista minimamente na rede de amparo a essas pessoas.

Ademais, a utopia de bem estar promovido pelas redes sociais agrava o problema. Nesse contexto, de acordo com Filósofo Zhygmund Bauman - "As redes sociais são uma armadilha". De maneira análoga, hordienamente meios de comunicação social promovem um ideal de saúde mental de forma a excluir aqueles que não se encaixam em padrões, tratando-os como diferentes ou problemáticos. Sendo assim, quebras de padronização são necessárias para a melhoria do problema.

Portanto, no Brasil, para amenizar esse cenário, urge que o Estado invista, através do Ministério da Saúde na ampliação da rede de amparo aos doentes mentais, criando alas especiais exclusivas, campanhas ativas nas redes sociais explicitando a realidade dos que sofrem todos os dias a fim de minimizar o estigma presente na sociedade brasileira. Somente assim, será possível desatar um dos nós citados por Barão de Itararé.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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