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#53447
No livro "As vantagens de ser invisível" o personagem principal possui ansiedade, causada por eventos passados traumáticos, como o bullying, e por isso ele se nega ao convívio social. De forma análoga, na contemporaneidade é possível perceber um aumento de indivíduos com algum transtorno mental e a falta por procura de apoio médico. Nesse sentido, a fim de buscar medida contra esse desafio, é importante analisar os fatores socioculturais que agravam essa problemática e o papel indispensável das escolas na mudança desse cenário.
Diante disso, evidencia-se a falta de conhecimento popular e o negacionismo perante a existência de tais doenças. A população brasileira ainda possui um pensamento retrógrado, e não consegue associar e diferenciar fatores emocionais comuns com problemas psicológicos que necessitam de tratamento urgente, nomeando esses indivíduos como loucos, estigma que precisa ser combatido. Ademais, saúde mental é um assunto que não integra debates sociais, principalmente de adultos e idosos, que foram negados ao acesso de informações no sistema educacional ultrapassado do Brasil e pela falta de renda que ainda persiste no país.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a escassez de ações governamentais que apoiem e garantam um tratamento adequado para essa doenças. Mesmo que a saúde pública tenha como dever disponibilizar médicos e remédios gratuitos, comunidades carentes não conseguem um acesso fácil e a falta de profissionais ainda é um fator persistente na realidade. Além disso, unidades de saúde não possuem estrutura o suficiente para diagnosticar e atender todos os pacientes, de modo que por falta de recursos o direito do cidadão não é cumprido.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para isso, é preciso que o Ministério da Saúde com apoio do Estado, reforme e disponibilize psicólogos em todos os postos de saúde. Desse modo, a comunidade consegue acesso rápido e recursos adequados na prevenção e tratamento de doenças mentais. Ademais, o Ministério da Educação deve instituir projetos e programas sociais que discutam sobre estigmas e termos negativos de transtornos psicológicos na sociedade, para que assim a ignorância e a falta de conhecimento possam ser combatidas e as escolas cumpram o seu papel de agente nas transformações sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Desigualdade social

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