Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#53224
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental”, pensa em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
Disponível em: https://saude.abril.com.br - Acesso em: 27 de jul. 2020 (adaptado).
TEXTO II
A origem da palavra “estigma” aponta para marcas ou cicatrizes deixadas por feridas. Por extensão, em um período que remonta à Grécia Antiga, passou a designar também as marcas feitas com ferro em brasa em criminosos, escravos e outras pessoas que se desejava separar da sociedade “correta” e “honrada”. Essa mesma palavra muitas vezes está presente no universo das doenças psiquiátricas. No lugar da marca de ferro, relegamos preconceito, falta de informação e tratamentos precários a pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e outros transtornos mentais graves.

Achar que a manifestação de um transtorno mental é “frescura” está relacionado a um ideal de felicidade que não é igual para todo mundo. A tentativa de se encaixar nesse modelo cria distância dos sentimentos reais, e quem os demonstra é rotulado, o que progressivamente dificulta a interação social É aqui que redes sociais de enorme popularidade, mostram uma face cruel, desempenhando um papel de validação da vida perfeita e criando um ambiente em tudo deve ser mostrado em seu melhor ângulo. Fora dos holofotes da internet, porém, transtornos mentais mostram-se mais presentes do que se imagina.
https://www.abrata.org.br - Acesso em: 27 de jul. 2020 (adaptado).

TEXTO III
TEMA ENEM 2020 - O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.png
TEMA ENEM 2020 - O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.png (256.54 KiB) Exibido 697 vezes
https://zenklub.com.br - Acesso em: 27 de jul. 2020 (adaptado).

PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.



Redação:

Atualmente, acompanhamos muitas notícias que se referem ao grave aumento de brasileiros portadores de doenças mentais, e isso não é à toa, já que segundo estatísticas, o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial de pessoas com depressão. As grandes questões dos estigmas gerados acerca das doenças mentais estão no preconceito e na falta de investimento em saúde mental pública.
Devido à raízes preconceituosas antigas, enfrentamos muita exclusão e julgamentos às vitimas de depressão e ansiedade, mesmo em nossa atualidade. Neste viés, percebemos uma relação entre nossa realidade e a ideia de que "Direitos Constitucionais residem tão somente na teoria", proposta no livro "Cidadãos de papel", do autor Gilberto Dimenstein. Isso propõe que os direitosà saúde e respeito não estão sendo alcançados de forma legítima.
É notável o crescimento do número de pessoas que sofrem com depressão e/ou ansiedade ultimamente, principalmente após e durante a pandemia, que causou uma crise econômica, promovendo o aumento do desemprego e também a grande frequência de acesso às redes sociais, que influenciam usuários com uma suposta vida perfeita e sem problemas, o que não é real. Nesta perspectiva, a realidade acaba sendo coberta por máscaras em forma de influencers digitais e propagandas.
Portanto, é necessário que o ministério da Saúde tome providências, investindo mais nas alas de psicologia e psiquiatria de hospitais públicos como o SUS, que são os mais afetados e vulneráveis. Além disso, o ministério da educação deve promover palestras e ensino sobre saúde mental para crianças e adolescentes nas escolas, afim de terem uma ação conjunta, garantindo maior apoio às vítimas e preparação para o crescimento da sociedade em diversos âmbitos, como economia e saúde, colocando em prática a frase "educai as crianças e não será preciso punir os Homens", elaborada por Pitágoras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Aumento da mortalidade infantil

Obrigada! ;) :lol:

A constituição federal de 1988, docu[…]

A série " Bridgerton ", sucesso d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM