Por Atena
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A Constituição Federal de 1988 prevê a universalização do acesso à saúde. Entretanto, esse
preceito encontra entraves no valor pejorativo dado à questão mental. Assim sentimentos
inerentes ao ser humano são associados a insanidade e prejudicam a busca da população por
autoconhecimento ou atendimento necessário. Tal entendimento é, portanto, amparado no
preconceito tido para com as doenças mentais, e no atendimento precário ofertado à
sociedade.
Diante desse contexto, cabe analisar a discriminação que envolve a saúde mental brasileira
sendo percebida, inclusive, no campo da Medicina. Exemplo disso, são as técnicas de
lobotomia e eletrochoque comuns em hospitais psiquiátricos do século XX no tratamento de
pacientes esquizofrênicos, autistas e depressivos. Tais práticas foram criticadas por Nise da
Silveira, sendo taxadas de cruéis e desumanas pela primeira psiquiatra brasileira. Porém, a
estigmatização das doenças mentais continuou presente no país sendo associadas aos eventos
ocorridos com esses pacientes.
Ainda, percebe-se o atendimento precariezado oferecido aos cidadãos como facilitador do
problema. Isso ocorre porque o sistema de saúde não trabalha plenamente com a prevenção
das doenças. Assim, segundo o médico Drauzio Varella, em seu canal no Youtube, os
investimentos do governo deveriam centrar-se na formação dos cidadãos como prática
preventiva e auxiliar ao tratamento feito pelos profissionais.
Sendo assim, haja vista a proporção da estigma dada a mentalidade humana, faz-se
necessário que o Ministério da Saúde amplie o campo de atuação do Centro de Valorização da
Vida - canal de atendimento sobre a saúde mental. Tal medida deverá ser feita através da
contratação de psicólogos para atuarem nas escolas, para fornecer informações e promover o
autoconhecimento dos alunos. Além disso, campanhas midiáticas educacionais devem ser
veiculadas, a fim de assegurar os direitos previstos pela Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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