preceito encontra entraves no valor pejorativo dado à questão mental. Assim sentimentos
inerentes ao ser humano são associados a insanidade e prejudicam a busca da população por
autoconhecimento ou atendimento necessário. Tal entendimento é, portanto, amparado no
preconceito tido para com as doenças mentais, e no atendimento precário ofertado à
sociedade.
Diante desse contexto, cabe analisar a discriminação que envolve a saúde mental brasileira
sendo percebida, inclusive, no campo da Medicina. Exemplo disso, são as técnicas de
lobotomia e eletrochoque comuns em hospitais psiquiátricos do século XX no tratamento de
pacientes esquizofrênicos, autistas e depressivos. Tais práticas foram criticadas por Nise da
Silveira, sendo taxadas de cruéis e desumanas pela primeira psiquiatra brasileira. Porém, a
estigmatização das doenças mentais continuou presente no país sendo associadas aos eventos
ocorridos com esses pacientes.
Ainda, percebe-se o atendimento precariezado oferecido aos cidadãos como facilitador do
problema. Isso ocorre porque o sistema de saúde não trabalha plenamente com a prevenção
das doenças. Assim, segundo o médico Drauzio Varella, em seu canal no Youtube, os
investimentos do governo deveriam centrar-se na formação dos cidadãos como prática
preventiva e auxiliar ao tratamento feito pelos profissionais.
Sendo assim, haja vista a proporção da estigma dada a mentalidade humana, faz-se
necessário que o Ministério da Saúde amplie o campo de atuação do Centro de Valorização da
Vida - canal de atendimento sobre a saúde mental. Tal medida deverá ser feita através da
contratação de psicólogos para atuarem nas escolas, para fornecer informações e promover o
autoconhecimento dos alunos. Além disso, campanhas midiáticas educacionais devem ser
veiculadas, a fim de assegurar os direitos previstos pela Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada