Por BOI45GAS
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52990
No filme “O Coringa”, o personagem principal “Arthur Fleck” sofre de problemas psíquicos, o que faz com que ele seja discriminado por causa de sua saúde mental. Fora da ficção, vê-se que o problema enfrentado pelo protagonista é cada vez mais comum na sociedade, tendo em vista o estigma relacionado às pessoas que sofrem de problemas mentais no país. Nesse sentido, tal questão persiste devido ao preconceito da população, e também, pela falta de capacitação de profissionais da educação especializados na saúde mental de seus alunos.

Em primeira análise, é inegável a persistência do preconceito em relação as pessoas que sofreram de algum problema psíquico. De acordo Albert Einstein, seria muito mais fácil desintegrar um átomo, do que o preconceito. Nesse contexto, é perceptível o quanto as diferenças na sociedade são excluidas e ridicularizadas, ao ponto de duas pessoas utilizarem termos como “louco, maluco, pertubado”, como formas de ofensas. Desse modo, só revela à falta de respeito e de empatia com o próximo.

Em segunda análise, fica evidente a falta de capacitação de profissionais da educação para lidarem com a saúde mental de seus alunos. Segundo a Constituição Federal de 1988, assegura à todos o direito a saúde e ao bem-estar social.  No entanto, esse direito não é garantido de fato, pois, o Estado não investe em profissionais capacitados a lidarem com os problemas e os anseios de seus jovens. Dessa forma, muitos adolescentes sem o apoio da escola e da família, acabam, muita vezes, por se sentirem excluídos da sociedade por não saberem lidarem com os seus medos e com a sua saúde.

É necessário, portanto, que medidas sejam feitas para mitigar o estigma relacionado às doenças psíquicas no país. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania em parceria com as mídias digitais como: YouTube, Facebook, Twitter, a criação de campanhas publicitárias com o enfoque aos problemas relacionados a saúde mental, por meio de investimentos públicos com o apoio de empresas especializadas no ramo.  Ademais, cabe o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde, a implementação de profissionais capacitados sobre os problemas psíquicos nas escolas, por meio de projetos de leis entregue à Câmara de Deputados. A fim de que ambas as medidas acabem com o estigma associado às doenças mentais. Assim, a realidade enfrentada pelo personagem Arthur Fleck, no filme “O Coringa” ficará restrita à ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
60 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
56 Exibições
por Laris21
0 Respostas 
69 Exibições
por carolinesz
0 Respostas 
57 Exibições
por Kethillynm
0 Respostas 
61 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
44 Exibições
por sbluiza
0 Respostas 
52 Exibições
por lalinhaiaia
0 Respostas 
52 Exibições
por Lillyy
0 Respostas 
62 Exibições
por LeonardoVeri
0 Respostas 
45 Exibições
por Lara23

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM