Em primeira análise, é inegável a persistência do preconceito em relação as pessoas que sofreram de algum problema psíquico. De acordo Albert Einstein, seria muito mais fácil desintegrar um átomo, do que o preconceito. Nesse contexto, é perceptível o quanto as diferenças na sociedade são excluidas e ridicularizadas, ao ponto de duas pessoas utilizarem termos como “louco, maluco, pertubado”, como formas de ofensas. Desse modo, só revela à falta de respeito e de empatia com o próximo.
Em segunda análise, fica evidente a falta de capacitação de profissionais da educação para lidarem com a saúde mental de seus alunos. Segundo a Constituição Federal de 1988, assegura à todos o direito a saúde e ao bem-estar social. No entanto, esse direito não é garantido de fato, pois, o Estado não investe em profissionais capacitados a lidarem com os problemas e os anseios de seus jovens. Dessa forma, muitos adolescentes sem o apoio da escola e da família, acabam, muita vezes, por se sentirem excluídos da sociedade por não saberem lidarem com os seus medos e com a sua saúde.
É necessário, portanto, que medidas sejam feitas para mitigar o estigma relacionado às doenças psíquicas no país. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania em parceria com as mídias digitais como: YouTube, Facebook, Twitter, a criação de campanhas publicitárias com o enfoque aos problemas relacionados a saúde mental, por meio de investimentos públicos com o apoio de empresas especializadas no ramo. Ademais, cabe o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde, a implementação de profissionais capacitados sobre os problemas psíquicos nas escolas, por meio de projetos de leis entregue à Câmara de Deputados. A fim de que ambas as medidas acabem com o estigma associado às doenças mentais. Assim, a realidade enfrentada pelo personagem Arthur Fleck, no filme “O Coringa” ficará restrita à ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada