Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#52925
Na série “13 Reasons Why” da plataforma de streaming Netflix, a protagonista se vê num contexto suicida do qual as pessoas ao seu redor não percebem seu estado mental grave, o qual é entendido como “apenas drama”. De forma análoga, pode-se comparar a situação dessa protagonista com a realidade de muitos indivíduos com problemas psíquicos no Brasil, os quais na maioria das vezes são estereotipados pela sociedade a partir de conceitos populares que acabam por negligenciar o real perigo desses transtornos.

Conforme o conceito popular, “saúde mental” está associado a “doença mental”, a qual está ligada apenas a casos severos onde o indivíduo “perde a razão” ou “fica maluco”. Desta forma, transtornos recorrentes como depressão e ansiedade são tidos como “frescura” ou “apenas drama” de forma a não apresentar gravidade digna de atenção, no que contribui para o agravamento dessas doenças.

Segundo dados do site “zenklub.com”, cerca de 1 trilhão de dólares são perdidos como consequência dos transtornos mentais como depressão e ansiedade. Desta forma, nota-se que essas doenças possuem grande impacto econômico, no que se pode questionar a qualidade da atenção dada a esses problemas.

Em suma, é mister que para a “cura” desse estigma associado às doenças mentais é preciso uma intervenção por parte dos órgãos de saúde, de forma a promover campanhas e palestras de conscientização da população acerca da real gravidade dos transtornos psíquicos recorrentes, seus riscos e possibilidade de ajuda, com o objetivo de erradicar esse estereótipo criado na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

O preconceito é algo constante no dia a dia[…]

@medlover @Costa2020 @Felipe082 @RafaNaBase @Nicol[…]

As doenças mentais alcançaram elevad[…]

Segundo a Organização Mundial da Sa&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM