Em primeiro plano, é preciso salientar que a falta de informação é uma das causas latentes do problema. Segundo O Filósofo Paulo Freire " Se com a educação a sociedade não muda, sem ela tampouco muda ". Dessa forma percebe-se que a falta de informação diante do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira é uma das coisas que fazem O problema ser mantido, e que sem educação e debate sobre, O estigma continuará.
Em segundo plano, outra razão para a configuração do impasse é uma base educacional lacunar. De acordo com O filósofo Kant, O ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional, pois as instituições de ensino estão deixando a desejar na educação que passam para seus alunos, o que é um infortúnio, pois deste modo se formam cidadãos carentes de educação justa e de qualidade.
Portanto, uma intervenção se faz necessária. Para isso é preciso que as escolhas promovam conversas, debates e um aprimoramento no sistema educacional. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse com a ajuda de professores e profissionais no assunto. Esses eventos devem ser abertos a comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância do debate e ensino sobre as doenças mentais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.