Por Solange299
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52765
A partir da Revolução Industrial, diversos povos passaram por profundas transformações não só econômicas como, principalmente, sociais. Embora a sociedade brasileira  atual apresente contornos específicos, ainda é possível
visualizar o legado presente na questão das doenças mentais na sociedade brasileira. Nesse sentido, no que tange à questão da doença mental, tem como causa a insuficiência de investimentos  além da falta de infraestrutura no tratamento.

Convém ressaltar, a princípio, que à ausência de investimentos é um fator determinante para a persistência do problema. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de investimento no Brasil, somando setores público e privado, está no seu menor nível dos últimos 50 anos. Nesse sentido, para serem resolvidos problemas coletivos, faz-se necessário investimento maciço. No entanto, há uma lacuna de investimento na questão das doenças mentais no Brasil, que tem sido negligenciado, o que torna sua solução mais difícil de ser alcançada.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da escassez de infraestrutura no tratamento. De acordo com dados do Tesouro Nacional, atualmente o investimento em infraestrutura é baixo e configura-se como o menor em 10 anos. No entanto, sem infraestrutura não há como atuar na questão das doenças mentais no Brasil, que encontra-se de forma precária. Assim, a priorização do dinheiro público em outros setores ou demandas atua como forte empecilho na intervenção do problema, dificultando sua resolução.

Sendo assim é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema. Portanto, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União devem fiscalizar o destino dos investimentos brasileiros, a fim de remanejá-los a áreas que mais necessitam. Para que tal destinação seja coerente com a realidade brasileira, estes órgãos podem criar consultas públicas, nas quais a população interaja e aponte questões como as de doenças mentais na sociedade brasileira, que precisam ser resolvidos com urgência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Por Solange299
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52766
Alguém pode corrigir? Por favor
0
Por Raylalins14
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52767
No livro "Utopia",do filósofo inglês Thomas More,é retratada uma sociedade harmoniosa,cujo corpo social caracteriza-se pela ausência de conflitos e problemas.Todavia,no panorama brasileiro,a realidade diverge do exposto na trama,sobretudo no que tange à saúde,a qual,embora seja um princípio assegurado mediante o Artigo 196 da Constituição Federal,apresenta certos entraves que impossibilitam sua concretização,dentre eles,a substancial taxa de transtornos relacionados às doenças mentais,o que reverbera no cotidiano dos cidadãos e,por conseguinte,gera nestes um estigma marcado por traumas, que afetam diretamente sua qualidade de vida.Sob esse viés,convém mensurar fatores concernentes a esse imbróglio no cenário contemporâneo.
Em uma análise inicial,vale aferir os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde(OMS),os quais constatam que o quantitativo de mulheres atingidas pela depressão é aproximadamente um terço maior que o dos homens.Nesse seguimento,associa-se tal levantamento ao conceito de saúde designado pela própria OMS,como a condição de pleno bem-estar físico,mental e social e não somente a ausência de enfermidades.Nesse seguimento,infere-se que a esfera psíquica e emocional dos indivíduos é tão relevante quanto as demais para que estejam completamente saudáveis,visto que,apesar do sexo feminino ser de fato mais acometido,a problemática em pauta é um mal universal,que não escolhe raça,classe social e tampouco gênero e,desse modo,deve ser tratada com a devida relevância,o que deveras não ocorre no país.
Outrossim,em seu poema "No Meio do Caminho",o autor Carlos Drummond de Andrade faz alusão aos obstáculos encontrados ao longo da vida,nesse caso,as pedras mencionadas nos versos da obra.De maneira análoga,a banalização das doenças mentais constitui-se uma barreira para que esse revés possa ser combatido de uma forma mais eficaz.Entretanto,há casos em que o próprio sujeito resiste enquanto ao tratamento,seja em virtude do tabu criado em volta disso,seja pela não aceitação do problema,o qual além de prejudicar sua saúde,pode dar vazão aos conflitos internos,que,por sua vez,tendem a comprometer suas relações sociais.
Dado o exposto,urge que o Estado e o Ministério da Saúde intervenham frente às causas e efeitos decorrentes do estigma vinculado às doenças mentais na sociedade brasileira,mediante a elaboração de políticas públicas que viabilizem a implantação de um plano nacional que garanta o suporte aos sujeitos acometidos por essas mazelas,baseado em terapias com especialistas do Sistema Único de Saúde(SUS),a fim de possibilitar a reestruturação emocional desses indivíduos.Ademais,é necessária a produção de campanhas,em parcerias com as mídias,nas plataformas digitais e redes sociais,por exemplo,com vistas a gerar engajamento no combate aos preconceitos acerca dos transtornos psicológicos e fomentar o respeito ao próximo.Assim,essas ações visam atenuar o impasse em discussão,construir uma nação empática e solidária,bem como zelar pelo direito à saúde do povo,conforme disposto na Carta Magna.
0
Por Solange299
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52910
Se algurm puder dar uma olhada na minha redação eu agradeço muito.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
81 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
89 Exibições
por Kanashi
0 Respostas 
75 Exibições
por 12yas23min
0 Respostas 
67 Exibições
por millyne11
0 Respostas 
65 Exibições
por livibeatriz
0 Respostas 
61 Exibições
por AnaSh
0 Respostas 
26 Exibições
por AnaSh
0 Respostas 
46 Exibições
por Juxfd
0 Respostas 
48 Exibições
por Beatriz2918
0 Respostas 
50 Exibições
por Licia33

Por favor, não corrijam essa redaç&a[…]

@felipe082 , poderia corrigir minha redaç&a[…]

Com o surgimento da internet, veio a possibilidade[…]

Bom dia, sua redação possui alguns e[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM