Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#52673
Enem 2020
Na obra utopia, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do descaso governamental, quanto da falta de informação. Desse modo, torna-se crucial a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Primeiramente, é fundamental pontuar que o preconceito associado às doenças mentais deriva da Baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam Tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta ou ineficácia de leis que visem garantir direitos básicos a essa parcela da população, as pessoas com doenças mentais se veem em situação de completo desamparo, por parte do Estado. Portanto, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma Urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a desinformação como promotora do estigma que esta associado a transtornos mentais. Partindo desse pressuposto, pessoas com depressão, ansiedade e outros transtornos mentais graves, são vítimas não só do preconceito e da opressão, como também são tratados pela sociedade como pessoas incapazes de desempenhar o papel de um cidadão. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a desinformação contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Portanto, com o intuito de eliminar o estigma associado a doenças mentais, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação em conjunto com o centro de valorização da vida, será revertido na reeducação da população por meio de campanhas e palestras nas escolas e universidades. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo o impacto nocivo do problema, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 177

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 189

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 189

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 174

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 169

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#52688
matheus67 escreveu:@Davidaraujo , @Geralcinoj , @emilydassis , @joanavitoria , @XxDamastco , poderiam me ajudar?
Utilizei essa redação no enem 2020, poderiam supor uma possível nota pra ela? Ficaria muito agradecido.

achei incrível a sua redação, e só não dei nota 1000 porque não houve detalhamento na proposta de intervenção. mas de qualquer forma, parabéns!! com certeza será +900 :)
#52693
emilydassis escreveu:
matheus67 escreveu:@Davidaraujo , @Geralcinoj , @emilydassis , @joanavitoria , @XxDamastco , poderiam me ajudar?
Utilizei essa redação no enem 2020, poderiam supor uma possível nota pra ela? Ficaria muito agradecido.

achei incrível a sua redação, e só não dei nota 1000 porque não houve detalhamento na proposta de intervenção. mas de qualquer forma, parabéns!! com certeza será +900 :)
muito obrigado por dedicar seu tempo ☺, que Deus te ouça quanto a nota kkkk.
#52700
encontrei 8 erros de grafia, um de crase, um ou dois de pontuação, 2 ou 3 de regência verbal e nominal e uns aí.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Portanto, com o intuito de eliminar o estigma associado a

Assim, Portanto= conectivos de conclusão que tu usou. Assim, dois de conclusão é bastante,sendo que o recomendado é somente um que dê a ideia de conclusão. Tente trocar o portanto por um Urge, que é bem próximo de conclusão,mas não o é. Estou incerto em fazer a afirmação anterior mas já ouvi falar disso num canal do youtube.

Então, por mais que teve uma boa escrita, hiuveram erros, 8, que nao vou expolos devido ao tempo, assim, 120 na competência 1. Vale ressaltar o corretor do google tbm e possíveis erros meus.

"cidadão. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a desinformação " Inicie com uma conjunção ," cidadão. Retarda, portanto, a resolução do empen....". Um erro na C4, n sei se irá subtrair nota tbm.

Enfim, erros bobos, é possível que nem contem-os. Parabéns e força a todos.
#52719
Oi! Vou corrigir de acordo com a minha perspectiva, mas lembrando que a correção varia de corretor pra corretor ok?
* = Erros de ortografia, pontuação e afins que corrigi ao longo da leitura.

Na obra Utopia*, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do descaso governamental, quanto da falta de informação. Desse modo, torna-se crucial a discussão desses aspectos* a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Primeiramente, é fundamental pontuar que o preconceito associado às doenças mentais deriva da Baixa atuação dos setores governamentais* no que concerne à criação de mecanismos que coíbam Tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população;* entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta ou ineficácia de leis que visem garantir direitos básicos a essa parcela da população, as pessoas com doenças mentais se veem em situação de completo desamparo* por parte do Estado. Portanto, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma Urgente.

Percebi aqui a falta de alguns conectivos e o uso indevido da letra maiúscula, mas acredito que tenha ocorrido só na digitação mesmo. Ademais, tenho que te parabenizar pelo ótimo repertório e argumentação, ficou ótimo :)

Ademais, é imperativo ressaltar a desinformação como promotora do estigma que esta associado a transtornos mentais. Partindo desse pressuposto, pessoas com depressão, ansiedade e outros transtornos mentais graves* são vítimas não só do preconceito e da opressão* como também são tratadas* pela sociedade como pessoas incapazes de desempenhar o papel de um cidadão. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a desinformação contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Assim, medidas exequíveis > cuidado com o uso de palavras muito rebuscadas que acabam não se encaixando direito na linguagem geral do texto são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Portanto, com o intuito de eliminar o estigma associado a doenças mentais, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação em conjunto com o centro de valorização da vida, será revertido na reeducação da população por meio de campanhas e palestras nas escolas e universidades. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo o impacto nocivo do problema, e a coletividade alcançará a Utopia de More.

Ótima proposta, mas faltou a finalidade.

Olha, no geral sua redação ficou MUITO, muito boa mesmo, parabéns! Tirei ponto da C1 porque encontrei 8 erros de grafia, um pouquinho da C2 porque senti a falta de conectivos no D1 e da C5 por causa do detalhamento. Mas lembrando que varia de corretor pra corretor, mas creio que você vai tirar uma nota muito boa nessa redação <3
#52736
XxDamastco escreveu:encontrei 8 erros de grafia, um de crase, um ou dois de pontuação, 2 ou 3 de regência verbal e nominal e uns aí.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Portanto, com o intuito de eliminar o estigma associado a

Assim, Portanto= conectivos de conclusão que tu usou. Assim, dois de conclusão é bastante,sendo que o recomendado é somente um que dê a ideia de conclusão. Tente trocar o portanto por um Urge, que é bem próximo de conclusão,mas não o é. Estou incerto em fazer a afirmação anterior mas já ouvi falar disso num canal do youtube.

Então, por mais que teve uma boa escrita, hiuveram erros, 8, que nao vou expolos devido ao tempo, assim, 120 na competência 1. Vale ressaltar o corretor do google tbm e possíveis erros meus.

"cidadão. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a desinformação " Inicie com uma conjunção ," cidadão. Retarda, portanto, a resolução do empen....". Um erro na C4, n sei se irá subtrair nota tbm.

Enfim, erros bobos, é possível que nem contem-os. Parabéns e força a todos.
Obrigado por pontuar erros e alertar em que eu preciso melhorar damastco 🤝

No filme " Que horas ela volta?", a pers[…]

Mobilidade Urbana no Brasil

A mobilidade urbana tem sido um problema no Brasil[…]

Durante o livro 1984 do escritor britânico G[…]

Embora o Francis Bacon já tenha dado exce[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM