Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#52502
A série “13 porques”, trata do suicídio cometido pela protagonista, tal ato, foi consequência de um quadro de depressivo impulsionado pelo abuso sexual. De maneira análoga, a trama da obra é observada com frequência na sociedade brasileira, sendo a depressão uma das diversas doenças mentais que afetam os indivíduos. Nesse sentido, os transtornos mentais são estigmatizados, principalmente, pela discriminação racial e, também, pela alta taxa de desemprego. Logo, nota-se a necessidade de adoção de medidas para solucionar a problemática.
Nessa perspectiva, as doenças mentais são diretamente marcadas pela discriminação racial velada na comunidade brasileira. Sob esse viés, em 1500, quando os portugueses invadiram o Brasil, houve um período de intensa escravização de negros que reflete consequências no mundo hodierno , visto que a abolição da escravatura não se preocupou inserir o escravo liberto na sociedade. Dessa forma, os pretos foram, e são, excluídos, discriminados e taxados como “inferiores” pela sociedade branca, denominada de elite, fazendo com que percam seus direitos como cidadão e percam oportunidades de ascensão social, gerando quadros de depressão, ansiedade e, até mesmo, suicídio.
Outrossim, a alta taxa de desemprego no Brasil auxilia na manutenção da problemática. Nesse sentido, a Constituição Federal assegura o direito ao trabalho, no entanto, grande parte da população é alheia a esse direito, como por exemplo, a saída da empresa automobilística, Ford, do Brasil em 2021 resultou em uma onda de desemprego. Dessa forma, a ausência de acesso ao emprego resulta na manutenção do ciclo da pobreza, fazendo com que essas pessoas se sintam incapazes de prosperar socialmente, excluídas da sociedade consumista e, além disso, são julgadas por sua condição financeira. Assim, elas se isolam da sociedade desencadeando transtornos mentais e massacrando condição de cidadão.
Dado o exposto, é imprescindível que haja a amenização dos estigmas associados às doenças mentais. Para tanto, o Ministério da Educação deve criar uma disciplina escolar acerca da diversidade racial e cultural do Brasil, a fim de erradicar a discriminação racial da sociedade. Esse projeto será implementado por meio de 4 aulas semanais, a partir do ensino básico, no qual os alunos aprenderão, com auxílio dos estudos do antropólogo Darcy Ribeiro, a formação e a importância do respeito da diversidade. Assim, espera-se, que a sociedade brasileira se torne menos depressiva e, desse modo, possa alcançar um futuro saudável com igualdade de direitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

O preconceito é algo constante no dia a dia[…]

@medlover @Costa2020 @Felipe082 @RafaNaBase @Nicol[…]

As doenças mentais alcançaram elevad[…]

Segundo a Organização Mundial da Sa&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM