É sabido que, todos os indivíduos podem expor sinais de sofrimento psíquico em algum momento da vida. Isso reforça a ideia que, mesmo sendo vítima de uma possível doença, ainda existem muitos preconceitos e falta de informação nas pessoas. A falta de inclusão e tratamentos precários são a prova disso.
Ademais,cabe ainda mencionar os padrões que a sociedade impõe e a necessidade em rotular quem se encaixa ou não. Essa busca por ser aceito dificulta mais ainda uma interação social. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde(OMS), mais de 11,5 milhões de brasileiros têm depressão, números que são absurdos e mesmo assim, há quem diga que é "frescura", essas palavras usadas pela sociedade para definir uma doença mental agrava ainda mais o estado mental. Podendo desencadear na vítima outras enfermidades como, ansiedade, transtornos e crises de pânico.
Diante do exposto,fica evidente a necessidade dos órgãos governamentais juntamente com profissionais da saúde promover não só a desmistificação dos preconceitos e crenças como também o compartilhamento de ensinos sobre esta causa. Por meio de campanhas, projetos e exposições para que os leigos entendam as dificuldades e o que se passa na mente da vítima. Assim apagando as marcas e a visão distorcida que a sociedade tem sobre às doenças mentais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.