Por Favero7080
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52436
Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito ao bem-estar social. Em face disso, é notório que, o estigma associado às doenças mentais no Brasil é de grandes proporções, o que gera malefícios e contraria a promulgação da ONU. Por isso, é relevante uma análise dos aspectos que corroboram essa problemática intrínseca à sociedade brasileira, dos quais destacam-se o desemprego e a má distribuição de renda como elementos marcantes.

Antes de tudo, como primeira constatação, observa-se que preocupações associadas às doenças mentais são pertinentes no território brasileiro. Por conta disso, é preciso buscar as causas dessa questão, entre as quais, emerge como a mais recorrente o desemprego. Ainda mais, isso ocorre, principalmente, em virtude das ineficientes vagas de emprego, as quais se intensificaram na recente pandemia da COVID-19. Por conseguinte, esses fatores favorecem na formação de um problema social de grandes dimensões, o que pode gerar depressão e, até mesmo, o suicídio. Dessa maneira, sem presença de uma lógica que permita tomar decisões de bom senso, esse empecilho tem sua intervenção dificultada.

Em segundo plano, outro ponto importante está relacionado às questões geradas por esse contexto. Afinal, como fator negativo dessa problemática está a má distribuição de renda, a qual aliada com o desemprego, fomenta os distúrbios mentais pela relação de preocupação desenvolvida na mente das pessoas. Ademais, Habermas, um dos filósofos mais importantes da história, traz uma forte contribuição ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Com base nisso, a racionalidade é de suma importância por promover ações sociais. Logo, levar à pauta o tema e debatê-lo, amplamente, aumentaria a chance de atuação nele.

Portanto, medidas são necessárias para mudar esse quadro. Para tanto, cabe ao Governo Federal, que tem como finalidade regular e organizar a sociedade, por meio da aprovação no Congresso Nacional, desenvolver centros de ajuda psicológica, de forma gratuita, em todos os municípios e programas televisivos que abordem às doenças mentais, com explicações e informações de como e onde procurar ajuda, no intuito de propagar meios de combate aos problemas psicológicos, a fim de tornar plena à Declaração Universal dos Direitos Humanos e atender a todos, independentemente, da classe socioeconômica. Dessa forma, ação que, realizada no presente, poderá mudar o futuro de todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
61 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
69 Exibições
por carolinesz
0 Respostas 
57 Exibições
por Kethillynm
0 Respostas 
61 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
44 Exibições
por sbluiza
0 Respostas 
52 Exibições
por lalinhaiaia
0 Respostas 
52 Exibições
por Lillyy
0 Respostas 
62 Exibições
por LeonardoVeri
0 Respostas 
45 Exibições
por Lara23
0 Respostas 
47 Exibições
por Nihfernandes

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ &l[…]

A Constituição Federal de 1988, em s[…]

Na Constituição Federal de 1988, nor[…]

Na Constituição Federal de 1988, nor[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM