Inicialmente, deve-se destacar a má gestão política como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado proporcionar ações que certifiquem o bem estar dos cidadãos. Contudo, percebe-se uma falha no princípio da isonomia, uma vez que grande parte das Instituições de Ensino não recebem incentivos do governo para o monitoramento de práticas, como o bullying, que proporcionam dificuldades nas interações sociais dos estudantes, promovendo aumento da evasão escolar e os índices de depressão.
Ademais, vale ressaltar que a situação é corroborada pela inexistência de denúncia. Dessa forma, de acordo com Hans Jonas, uma sociedade saudável é aquela que é capaz de reconhecer e amenizar suas enfermidades sociais. Entretanto, os a população brasileira rompem com as ideias do filósofo alemão, visto que muitas pessoas não dão a devida importância aos transtornos mentais em seus ambientes de trabalho e familiar, o que implica em uma redução significativa da busca dos indivíduos por atividades profissionais que solucionem seus distúrbios psiquiátricos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver este cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, em parceria com o Governo Federal, deve efetuar palestras em escolas e universidades. Tal ação deverá ser trabalhada por meio de mídias de massa, com o objetivo de trazer mais lucidez acerca das cicatrizes associadas às doenças da mente e alcançar um público maior.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.