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Por Tamis
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No dorama sul coreano “tudo bem não ser normal” relata a história de Moon Gang-Tae, um jovem que cuida do seu irmão mais velho, Moon Sae tae, que possui transtorno do espectro autista, motivo pelo qual frequentemente é motivo de piada ou ataques preconceituosos. Fora das telas o estigma associado às doenças mentais é uma realidade no Brasil, isso ocorre tanto pela discriminação da população brasileira, como pela falta de investimento governamental.

A ignorância leva multidões ao preconceito e discriminação, é notório em mídias sociais, vermos pessoas com algum tipo de problema mental ser motivo de chacota e muitas vezes a própria doença do acometido é utilizada como xingamento, dita até como frescura ou falta de alguma divindade naquela pessoa. Esse tipo de comentário eleva o grau do problema e leva esse indivíduo a margem da sociedade.

Além disso, a negligência dos órgãos públicos é nítida, estigmatizando ainda mais os portadores de doenças mentais, segundo a OMS ( Organização Mundial da Saúde) o Brasil é o país com maiores casos de depressão da América latina, e mesmo diante desse cenário inóspito, o tratamento às doenças mentais são raramente oferecidas, com investimentos baixíssimos nos centros especializados, fazendo com que a grande maioria dos acometidos por algum tipo de psicopatologia não tenha o tratamento adequado, aumentando ainda mais a marginalização dos mesmos.

Portanto, é necessário que o ministério da saúde invista nos centros públicos especializados em patologias mentais, disponibilizando tratamento mais eficaz. Ademais, propaganda no meio televisivo e nas redes socias para trazer a informação sobre essas doenças mentais, afim de formar cidadãos informados, para que um dia possa acabar com a estigmatização de pessoas com doenças mentais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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