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#55094
A Constituição Federal, promulgada em 1988, prevê a todo cidadão o pleno acesso à saúde. No Brasil, entretanto, essa lei deixa de ser cumprida quando as doenças mentais não são tratadas como deveriam. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse fenômeno.
Diante desse cenário, as principais causas para a presença desses estigmas é a ausência de importância que a sociedade da a doença. Na série da Netflix "13 reasons why" a personagem Hannah vai conversar com seu orientador escolar sobre o que estava passando e o mesmo não reconhece que ela está com depressão, o que mostra o quanto a saúde mental não é tão analisada. É, portanto, danoso que os profissionais escolares não saibam identificar esses problemas e acabem deixando de ajudar seus alunos.
Além disso, a falta de ajuda faz com que, parte das pessoas afetadas, pensem em se suicidar. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é uma das doenças que mais mata na atualidade. É, pois, inaceitável que um grande número de pessoas, com a saúde mental abalada, não recebam ajuda para poder ficar bem e seguir suas vidas.
Portanto, para que a Constituição seja assegurada, compete a OMS, juntamente com o Ministério da Educação, promover a ajuda a todos, por meio de programas de assistência nas escolas, com psicólogos e psiquiatras. Espera-se, com isso, a diminuição dos traumas que a depressão pode deixar e de casos de suicídio no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#55473
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @medlover

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

A Constituição Federal, promulgada em 1988, prevê a todo cidadão o pleno acesso à saúde (1). No Brasil, entretanto, essa lei deixa de ser cumprida quando as doenças mentais não são tratadas como deveriam. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, e consequências desse problema, e possível medida relacionada a esse fenômeno além de uma medida para solucioná-lo (2). (3) (4)
Diante desse Nesse cenário, as principais causas para a a principal causa da presença desses estigmas é a ausência de pouca importância que a sociedade da a dá à doença. Na série da Netflix "13 reasons why", a personagem Hannah vai conversar com seu orientador escolar sobre o que estava passando, (5) e o mesmo (6) ele não reconhece que ela está com depressão, o que mostra o quanto a saúde mental não é tão analisada (7). É, portanto, danoso que os profissionais escolares não saibam identificar esses problemas e acabem deixando de ajudar seus alunos.
Além disso (8), a falta de ajuda faz com que, parte das pessoas afetadas, pensem em se suicidar suicidar-se. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é uma das doenças que mais matam na atualidade. (9) É, pois, inaceitável que um grande número de pessoas, com a saúde mental abalada, não recebam ajuda para poder ficar bem e seguir suas vidas.
(10)
Portanto (11), para que a Constituição seja assegurada, compete a à OMS (12), juntamente com o Ministério da Educação (agente), promover a ajuda a todos (ação - anulada) (13), por meio de programas de assistência nas escolas (meio), com psicólogos e psiquiatras (detalhamento). Espera-se, com isso, a diminuição dos traumas que a depressão pode deixar e de dos casos de suicídio no Brasil (finalidade). (14)

Observações:
(1) Bom repertório!
(2) A frase original tinha um desvio de paralelismo, além de uma imprecisão na escolha do vocábulo "fenômeno" (geralmente associado a ocorrências naturais ou a conceitos científicos).
(3) De preferência, antecipe os seus argumentos já na introdução.
(4) Introdução satisfatória.
(5) Se o sujeito mudou, deve-se usar vírgula antes da conjunção "e".
"Nós comemos e bebemos" => Sem vírgula, pois "nós" é o sujeito tanto da oração "comemos" quanto da oração "bebemos".
"Ele cantou, e ela dançou" => Com vírgula, pois o sujeito da oração "cantou" é "ele", enquanto o sujeito da oração "dançou" é "ela".
(6) Nunca use "o mesmo" como mecanismo coesivo de retomada.
(7) Desenvolva mais o seu raciocínio antes de chegar a essa conclusão. A relação entre a série e a realidade ficou superficial.
(8) Nesse caso, sugiro a utilização de um conectivo que denote consequência.
(9) Novamente, faltou aprofundar a argumentação antes do fechamento.
(10) Apesar dos problemas, seu desenvolvimento também é satisfatório.
(11) Evite repetir conectivos.
(12) Cuidado, isso não é competência da OMS, salvo engano da minha parte. Trata-se de um órgão internacional que não interfere diretamente em assuntos nacionais.
(13) Ação vaga demais. Especifique o que seria "promover a ajuda a todos".
(14) De preferência, retome um repertório aqui.

Notas:
C1 - 160
Justificativa: há poucos desvios gramaticais e nenhuma falha na estrutura sintática.
C2 - 160
Justificativa: não há nenhum repertório produtivo.
C3 - 160
Justificativa: há problemas pontuais na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 160
Justificativa: boa articulação, com poucas inadequações.
C5 - 160
Justificativa: proposta com quatro dos cinco elementos necessários.

Total - 800
Você arrasou!!! Conte comigo para chegar ao 1000!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
#55476
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Entenda a lógica da crase: entenda-a-logica-da-crase-c1-t28989.html
Vírgula e outros sinais de pontuação: virgula-e-outros-sinais-de-pontuacao-c1-t15059.html
Paralelismo sintático (opcional): paralelismo-sintatico-c1-t15138.html

Competência 2
Repertório sociocultural: repertorio-sociocultural-c2-t15074.html

Competência 3
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html

Competência 5
Proposta de intervenção (opcional): proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

Bons estudos! ;)

@jherodrigues poderia corrigir???? por favor!!!!

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jherodrigues , muitíssimo obrigada! Foi m[…]

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